29.6 C
Três Lagoas
domingo, 30 de março, 2025

Julgamento de acusada de pichação e participação nos atos de 8 de janeiro é suspenso pelo STF

O julgamento de uma mulher acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), foi suspenso nesta segunda-feira (24) por um pedido de vista do ministro Luiz Fux. O caso está sendo analisado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Fux.

O julgamento virtual começou na sexta-feira (21), quando Moraes votou pela condenação da acusada a 14 anos de prisão, por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Dino seguiu o voto do relator, fazendo o placar 2 a 0. Não há data definida para a continuação do julgamento.

Moraes afirmou que a acusada vandalizou a escultura A Justiça, mesmo com o espaço público já depredado. A frase pichada foi dita por Luís Roberto Barroso, presidente do STF, em 2022, após ser importunado em um evento nos EUA por apoiadores de Jair Bolsonaro.

A defesa da acusada, em nota, criticou o voto de Moraes, chamando-o de “marco vergonhoso” e classificando o julgamento como “político”. Os advogados alegaram que a acusada nunca teve envolvimento com crimes e que a acusação de associação criminosa por “passar batom na estátua” é um erro jurídico.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.

Infraestrutura de vacinação de Mato Grosso do Sul terá reforço com aquisição de novos equipamentos

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.

Silvicultura ‘abre portas’ para mulheres na universidade e contribui para o desenvolvimento sustentável

O curso de Silvicultura é oferecido no polo da UEMS em Água Clara e ministrado na Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, que oferece um espaço muito bem adequado com ambiente climatizado e equipamentos como telões de alta tecnologia sensíveis ao tato, laboratórios equipados, conexão de internet, além de uma logística primorosa com transporte para as aulas práticas de campo.