32 C
Três Lagoas
sábado, 12 de abril, 2025

Furtos de cabos desafiam a segurança e deixam moradores de Três Lagoas no prejuízo

Criminosos retiram fios da rede elétrica e de internet, causando apagões e afetando serviços essenciais, o que aconteceu no último sábado, 22.

O furto de cabos elétricos e de internet tem se tornado um problema frequente em Três Lagoas, afetando moradores, empresas e órgãos públicos. Todos os dias, a Polícia Militar é acionada para atender ocorrências desse crime, que deixa ruas inteiras sem luz e sem conexão, gerando prejuízos e transtornos para a população.

Os ladrões não hesitam em arrancar cabos da rede pública, incluindo fios de alta tensão, para extrair o cobre e vendê-lo a receptadores. O mais impressionante é que, apesar do alto risco de eletrocussão, muitos criminosos parecem agir sem medo. As cenas de postes danificados e fios cortados se multiplicam pela cidade, exigindo trabalho constante das concessionárias de energia e telecomunicações para reparar os danos.

O furto de cabos não ocorre isoladamente. A venda ilegal do material em ferros-velhos sem fiscalização incentiva essa prática criminosa. Apesar de alguns comerciantes se recusarem a comprar fios de origem duvidosa, outros ignoram a procedência do cobre e contribuem para a continuidade dos furtos. O crime de receptação, de acordo com o Artigo 180 do Código Penal, adquirir ou vender bens furtados pode levar a uma pena de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa.

Diante da crescente onda de furtos, a Polícia Militar tem reforçado as fiscalizações para coibir tanto a subtração dos fios quanto a receptação. Recentemente, mais um suspeito foi flagrado se pendurando em um poste para arrancar cabos da rede pública.

A colaboração da população é essencial para combater esse crime. Caso presencie alguém retirando fios da rede elétrica ou vendendo cobre de origem duvidosa, denuncie imediatamente pelo telefone 190.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ladrões escalam muro de clínica em Três Lagoas, roubam bicicletas e acabam presos pela Polícia Civil

Imagens de segurança entregam dupla em flagrante, onde bicicletas foram recuperadas após investigação.

Casa da Mulher Três-Lagoense completa três anos com foco no recomeço das mulheres

A diretora da instituição, Marisa Oliveira compartilha história de superação e destaca os serviços da Casa, que já atendeu mais de 60 mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ladrão de fios é flagrado por câmeras e acaba nas garras da Polícia Civil no Centro de Três Lagoas

Criminoso de 48 anos tentou esconder cobre furtado debaixo de pedras, mas foi localizado e preso em flagrante na manhã desta sexta-feira, 11.