26.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de abril, 2025

Brasil resgata 3,4 mil mulheres de trabalho escravo nos últimos 10 anos

De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, entre 2004 e 2024, 3.413 mulheres foram resgatadas em situações análogas à escravidão ou ao trabalho escravo contemporâneo. Desse total, 200 foram socorridas no ano passado.

A maioria das vítimas (763) tinha entre 18 e 24 anos, representando 22,35% do total. O segundo maior grupo é o de mulheres com idade entre 25 e 29 anos, com 497 vítimas (14,5%).

As estatísticas também mostram que as pessoas com baixa escolaridade têm maior propensão de ser aliciadas e exploradas por meio do trabalho escravo contemporâneo. Ao todo, 15.976 (32,8%) vítimas, mulheres e homens, tinham parado os estudos na 5ª série do ensino fundamental, sem concluí-los; e 12.438 (25,5%) eram analfabetas.

O trabalho escravo contemporâneo é caracterizado por atividades forçadas, condições degradantes ou jornadas exaustivas. Casos em que o funcionário é vigiado constantemente ou tem sua vontade anulada também são considerados trabalho semelhante ao escravo.

Para denunciar casos de trabalho escravo, o principal canal é o Sistema Ipê, do governo federal. As denúncias podem ser apresentadas de forma anônima. Outra opção é o aplicativo Laudelina, desenvolvido pela Themis e a Fenatrad.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Empresário perde controle de caminhonete e morre após capotamento em Brasilândia

Vanderlei Soares Pedrozo, de 55 anos morreu após ser arremessado para fora do veículo, no KM 330 da MS 395 nesta quinta-feira, 03.

Diretor da Casa do Trabalhador fala sobre a falta de mão de obra e oportunidades em Três Lagoas

Sidney Abreu reforçou que devido à falta de qualificação, muitos acabam conquistando suas vagas de emprego, principalmente em setores importantes na cidade.

Idoso ignora sinal vermelho e colide com carro no Centro de Três Lagoas

Acidente mobilizou equipes de resgate durante a manhã desta quinta-feira, 08.