Saúde – 19/12/2012 – 17:12
Alerta à responsabilidade da população se refere às chuvas intensas, propícias à proliferação do mosquito transmissor da doença
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Controle de Endemias, da diretoria de Vigilância em Saúde, volta a alertar toda a população sobre o perigo do surgimento de surto de Dengue, principalmente com a chegada do período das chuvas, comuns no verão.
Apesar dos números de casos suspeitos de Dengue permanecerem “sob controle”, existem condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, se a população relaxar “nos cuidados que deve ter, mantendo limpos quintais, jardins e interior de suas residências, eliminando todo e qualquer criadouro que encontrar”, alertou a diretora de Vigilância em Saúde, Neide Yuki da Silva.
Quanto à responsabilidade da participação ativa da população para “conseguirmos eliminar os criadouros e focos de proliferação” do Aedes Aegypti, Neide fez alusão ao slogan, criado e divulgado pelo Ministério da Saúde, convocando toda a população a assumir a responsabilidade do combate à Dengue: “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”.
O acumulado de 2012, até dia 19 de dezembro, segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde, Três Lagoas teve 2.140 casos notificados de Dengue. Desse total, 1.046 foram descartados clínica ou laboratorialmente e 389 casos foram confirmados.
Na primeira quinzena do mês de dezembro, foram notificados 24 novos casos de Dengue, que precisam ainda de resultados clínicos e laboratoriais para serem confirmados ou descartados pelas autoridades de saúde pública.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Rosildo Moura/Assecom