28.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 31 de março, 2025

21 de março: Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas

Hoje, 21 de março, é um dia importante para a luta contra a discriminação racial em todo o mundo. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial tem como referência o trágico episódio conhecido como “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 1960 na África do Sul.

O massacre aconteceu quando cerca de 20 mil sul-africanos protestaram pacificamente contra as leis racistas do governo da época, que limitavam os locais onde a população negra poderia circular. Em resposta, militares da África do Sul reprimiram violentamente o protesto, disparando tiros contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas e mais de 180 feridos.

Esse episódio chamou a atenção da opinião pública mundial para o Apartheid, um sistema de segregação racial que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994.

No Brasil, o dia 21 de março também é celebrado como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei nº 14.519, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. Essa data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar as contribuições das comunidades afro-brasileiras para a cultura e a identidade do país.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional de Três Lagoas contabiliza mais de 100 cirurgias de catarata no trimestre

Foram 49 cirurgias realizadas em janeiro, 33 em fevereiro e outras 40 agendadas em mutirão que será realizado ainda neste mês de março.

Leis garantem auxílio a vítimas de violência doméstica e para mulheres chefe de família em MS

Elaborado desde o ano passado pela Sead, o programa Recomeços vai atender mulheres vítimas de violência doméstica que estejam em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres e que necessitem de auxílio financeiro.

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.