29.6 C
Três Lagoas
domingo, 30 de março, 2025

Consumo cai em fevereiro, mas espera-se crescimento no setor de supermercados durante a Páscoa

Em fevereiro de 2025, o consumo nos lares brasileiros caiu 4,25% em relação a janeiro, mas teve um aumento de 2,25% em comparação com fevereiro de 2024. No acumulado do primeiro bimestre, houve alta de 2,24%. Esse desempenho foi influenciado pelo aumento de despesas obrigatórias no início do ano, como mensalidades escolares e tributos, além do mês mais curto e do carnaval em março.

A vacinação contra a dengue também teve impacto, assim como programas de transferência de renda, reajuste do salário mínimo e pagamentos de benefícios sociais, que devem ajudar a sustentar o poder de compra até o fim do primeiro trimestre. No setor de alimentação, o preço da cesta de 35 produtos subiu 0,73%, com destaque para o aumento expressivo no preço dos ovos (+15,39%) e do café (+10,77%).

Produtos como feijão, arroz e óleo de soja apresentaram quedas de preços, enquanto cortes de carne bovina e frango congelado tiveram variação mista. Itens de limpeza, como desinfetante e sabão em pó, subiram de preço, refletindo o impacto da valorização do dólar nos custos de insumos.

Para a Páscoa, a expectativa é de aumento no consumo de 8% a 12%, apesar de um aumento médio de 12,5% nos preços de produtos típicos, como ovos de chocolate e colombas, além de elevações nos preços de produtos importados e bebidas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.

Infraestrutura de vacinação de Mato Grosso do Sul terá reforço com aquisição de novos equipamentos

A aquisição de equipamentos visa aprimorar a infraestrutura das salas de vacina, garantindo melhor conservação e controle das doses.

Silvicultura ‘abre portas’ para mulheres na universidade e contribui para o desenvolvimento sustentável

O curso de Silvicultura é oferecido no polo da UEMS em Água Clara e ministrado na Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, que oferece um espaço muito bem adequado com ambiente climatizado e equipamentos como telões de alta tecnologia sensíveis ao tato, laboratórios equipados, conexão de internet, além de uma logística primorosa com transporte para as aulas práticas de campo.