Saúde – 18/12/2012 – 08:12
A britânica Jennifer Wederell, de 27 anos, morreu de câncer de pulmão após receber o órgão de um doador ex-fumante.
A mulher, que mora em Essex, na Inglaterra, sofria de uma doença hereditária chamada fibrose cística – que causa o acúmulo de muco denso e pegajoso nos pulmões e em outras partes do corpo, dificultando a respiração.
Para tratar o problema, Jennifer foi aconselhada a passar por um transplante de pulmão, cujos riscos haviam sido analisados pelos médicos. Mesmo assim, eles optaram pela cirurgia.
Apesar de a operação ter sido um sucesso, um ano depois, Jennifer morreu de câncer de pulmão, segundo o site Daily Mail.
Vinte dias após a morte de Jennifer, seu marido David, de 28 anos, descobriu que os pulmões transplantados pertenciam a um ex-fumante.
Infelizmente, segundo informações do Daily Mail, nem a paciente e nem a família saibam que o pulmão transplantado era de um ex-fumante.
Na Grã-Bretanha, 40% dos pulmões transplantados são de doadores que fumaram, de acordo com pesquisa. Isso ocorre devido à escassez de doação de órgãos no país.
Além disso, a pesquisa revela que pacientes gravemente doentes têm maior probabilidade de morrer, pois eles preferem recusar o transplante a aceitar pulmões de doadores fumantes.
Fonte: Portal R7 / Reprodução/Daily Mail