29.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de outubro, 2024

Aula de ética na escola ou no Congresso Nacional?

Política – 15/12/2012 – 16:12

Projeto de lei torna obrigatória aula de ética, cidadania e política nas escolas. Aprovado no Senado, ainda deverá ser votado pela Câmara dos Deputados. O projeto prevê a inclusão de duas novas disciplinas obrigatórias – Cidadania Moral e Ética, no ensino fundamental, e Ética Social e Política, no ensino médio. De autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), o projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para reintroduzir no ensino duas disciplinas semelhantes à antiga Educação Moral e Cívica. Recebido pela secretaria-geral da Mesa no dia 11 de dezembro a proposta só receberá numeração no reinício dos trabalhos parlamentares, em 2 de fevereiro.

O parlamentar que propôs o projeto, em matéria ao site Instituto Brasil Verdade, disse: “Dessa forma, estaremos oferecendo à sociedade instrumentos para o fortalecimento da formação de “um melhor” cidadão brasileiro, por um lado, pela formação moral, ensinando conceitos que se fundamentam na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos; de outro, pela formação ética, ensinando conceitos que se fundamentam no exame de hábitos de viver e do modo adequado da conduta em comunidade, solidificando a formação do caráter.”

O senador afirmou ainda à Gazeta do Povo, no dia em que o projeto foi aprovado pelo Senado, que o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal e o escândalo do envolvimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos geraram um ambiente favorável à aprovação do projeto, pois são “desvios que aconteceram também em função de erros dos eleitores nas escolhas de seus representantes. Vivemos um momento em que a discussão se torna oportuna”.

São as crianças e jovens na escola que estão precisando fortalecer o caráter? Ou a ética  deveria ser objeto de um curso obrigatório no âmbito do Congresso Nacional?

A solução para os problemas éticos e morais deve ser encarada de frente, mas, vamos combinar, a escola já está repleta de responsabilidades e os jovens já carregam nos ombros o peso de muitas incumbências. Um estudante de ensino médio tem de cursar, obrigatoriamente, treze disciplinas nas quatro horas diárias de aula. Convenhamos, é uma gincana.

O que os nossos congressistas devem fazer é  criar uma forma de ampliar as horas diárias nas escolas e fazer com que elas sejam mais eficazes para que crianças e jovens tenham mais oportunidades na vida. Quanto ao  projeto do senador do PMDB que seja implantado sim, mas no Congresso Nacional, como exigência para que o deputado ou senador eleito tome posse. Afinal, diante de tantos desmandos é terrível ouvir que a culpa é do cidadão que não aprendeu bem a lição na escola e, como disse o proponente do projeto, vota em péssimos representantes. Terrível.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Furto de cabos deixa moradores do Nossa Senhora Aparecida sem internet

Ladrão fugiu do local após ação rápida da Polícia, onde mesmo com diligências feitas na região, o homem não foi localizado.

Força Tática busca empresário sequestrado em transportadora no Jardim Alvorada

Criminosos renderam vítima e o forçaram a entrar em veículo.

Mecânico quebra a própria moto após ex negar reatar relacionamento

Homem inicialmente alegou falha mecânica, mas o veículo não apresentou irregularidades.