24.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de fevereiro, 2025

Secretaria de Estado de Saúde inicia distribuição de testes rápidos de dengue para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu início, na quarta-feira (12), à distribuição de testes rápidos para o diagnóstico de dengue aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde enviou ao estado um total de 41.775 unidades do teste NS1, sendo que 36.000 já foram encaminhadas às cidades, enquanto 5.775 permanecem em estoque para situações de emergência.

A distribuição dos testes foi realizada com base em critérios epidemiológicos, que levaram em consideração fatores como o número de casos notificados de dengue, o envio de amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS), os índices de infestação do Aedes aegypti (LIRAa/LIA) e a população de cada município. Dessa forma, cidades com maior número de casos ou maior população receberam uma quantidade proporcionalmente maior de testes rápidos.

De acordo com Jéssica Klener, gerente de Doenças Endêmicas da SES, a distribuição está sendo coordenada pela Gerência de Doenças Endêmicas, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, com o apoio logístico da LIM (Logística Inteligente de Medicamentos). “Estamos seguindo um cronograma mensal de entregas para garantir que todos os 79 municípios recebam os testes de forma eficiente e oportuna. Esse trabalho coordenado é fundamental para fortalecer a resposta ao controle da dengue no estado e oferecer apoio rápido para o diagnóstico, especialmente em áreas mais vulneráveis”, destacou Klener.

Os testes rápidos de dengue, que auxiliam na triagem de casos, serão utilizados de forma complementar a outros exames diagnósticos, como o RT-PCR e a sorologia por ELISA. Eles serão prioritariamente aplicados em casos graves e para grupos de risco, como gestantes, crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas. A SES também reforça a importância de enviar todas as amostras de casos suspeitos ao Lacen/MS para confirmação diagnóstica.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde ressalta que todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados, independentemente dos resultados dos testes rápidos. A medida visa garantir o controle e a vigilância efetiva da doença no estado, com um fluxo de distribuição e monitoramento bem estruturado.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para combater a dengue em Mato Grosso do Sul, especialmente em um período em que a doença tende a se proliferar com maior intensidade. A SES reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros e adotando medidas preventivas para reduzir a transmissão da doença.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa da USP revela como a COVID-19 aumenta o risco de problemas cardiovasculares ao alterar o colesterol LDL

Uma pesquisa, publicada no Brazilian Journal of Physics, revelou que o vírus SARS-CoV-2 utiliza o colesterol presente no corpo para se multiplicar, alterando a...

Detran-MS e PRF-MS unem forças para fortalecer segurança nas estradas em MS

Em reunião nesta quarta-feira (12), o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, e o superintendente da PRF-MS, João Paulo Pinheiro Bueno, alinharam ações e projetos...

São Paulo confirma seis óbitos por febre amarela e alerta para vacinação antes do carnaval

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou dez casos de febre amarela entre os residentes do estado, resultando em seis óbitos. A...