23.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de fevereiro, 2025

Suzano e UEMS abrem seleção com 40 vagas para curso de tecnólogo em Silvicultura em Ribas do Rio Pardo

Há 20 vagas para o público geral e outras 20 destinadas a colaboradores(as) da empresa; as pessoas interessadas podem fazer a inscrição até o dia 16/02 pelo site da UEMS (https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind).

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), está oferecendo 40 vagas para formação de Tecnólogo em Silvicultura, em Ribas do Rio Pardo (MS). A iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região, valorizando a mão de obra local e ampliando o acesso à educação profissionalizante.

No total, há 20 vagas para o público geral e outras 20 destinadas a colaboradores(as) da empresa, por meio de convênio com a UEMS. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet e estão abertas até as 23h59 do dia 16 de fevereiro (horário oficial de Mato Grosso do Sul) no endereço eletrônico https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind.

De acordo com Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a oferta do curso de Tecnólogo em Silvicultura reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional e o fortalecimento do relacionamento com as comunidades próximas à nova fábrica da companhia.

“A Suzano desempenha um papel importante ao contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua. Por meio de iniciativas como esta, buscamos fomentar a geração de empregos, valorizar a mão de obra local e apoiar o crescimento econômico sustentável. Guiados pelo nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, estamos promovendo novas oportunidades e oferecendo qualificação para as comunidades em que estamos inseridos, tornando mais acessível o ingresso na carreira florestal”, destaca. O resultado das inscrições homologadas será divulgado no dia 18 de fevereiro e a listagem final com a convocação para as matrículas está prevista a partir do dia 27 de fevereiro. O edital e o cronograma completos do certame podem ser acessados por meio do link https://www.uems.br/anexos/download/22116.

Pré-requisitos

As vagas serão preenchidas por meio de Ampla Concorrência e Reserva de Vagas, distribuídas entre as seguintes categorias: 20% para pessoas negras que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 10% para indígenas nas mesmas condições; 10% para residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos; e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Para as Vagas Gerais, é preciso possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) ou que comprove sua conclusão até a data de entrega dos documentos necessários para efetivação da matrícula.

Para concorrer às vagas destinadas a colaboradores da Suzano, é necessário o preenchimento da Ficha de Inscrição Digital, anexando o Histórico Escolar do Ensino Médio ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido por meio do ENCCEJA, emitido pelas instituições certificadoras (secretarias estaduais de Educação ou institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia), além de apresentar a declaração de vínculo com a empresa.

Classificação e matrícula

Após a inscrição no processo seletivo, as pessoas candidatas serão classificadas em ordem decrescente, com base na maior nota em Língua Portuguesa registrada no Histórico Escolar do Ensino Médio ou na pontuação correspondente na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM ou ENCCEJA. Caso o histórico utilize uma escala diferente de 0 a 10, a instituição deve informar a equivalência, caso isso não aconteça, a conversão será realizada proporcionalmente. Para históricos que utilizam conceitos em vez de notas numéricas, será aplicada uma tabela de equivalência. Já no ENCCEJA, cuja pontuação máxima para Linguagens é de 180 pontos, e no ENEM, com máximo de 1.000 pontos, a conversão seguirá a tabela definida no edital. Em caso de empate, terá preferência o candidato de maior idade.

Os(as) candidatos(as) serão convocados para matrícula conforme a ordem classificatória, e só poderá efetivá-la caso estejam em posse do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e dos demais documentos exigidos no Edital de Convocação para Matrícula. Os resultados do Processo Seletivo do Curso de Silvicultura, tecnológico-UEMS 2025, serão válidos exclusivamente para ingresso no ano letivo de 2025, respeitando o limite de chamadas previstas no edital específico.

Ensino Médio Técnico

Com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissionalizante no município, além das oportunidades para tecnólogo, a Suzano, em parceria com o Governo do Estado, está promovendo cursos de nível médio de qualificação profissional em Ribas do Rio Pardo (MS). A iniciativa inclui o acesso a Ensino Médio Profissionalizante e programa EJA Qualifica (Educação de Jovens e Adultos) destinados à formação de viveirista florestal. “As aulas terão início em fevereiro e serão realizadas na Escola Estadual João Ponce de Arruda, que faz parte da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex-marido agride mulher com terra e fezes em Campo Grande

Na manhã do último domingo (2), uma mulher de 36 anos foi brutalmente espancada pelo ex-marido, de 32 anos, no bairro Vila Danúbio Azul,...

Dengue no Brasil: mais de 170 mil casos e 38 mortes em Janeiro

O Ministério da Saúde divulgou que, em janeiro, o Brasil registrou 170.376 casos prováveis de dengue, com 38 óbitos confirmados. Além disso, outros 201...

Prefeitura de Três Lagoas discute Rota Bioceânica em evento estratégico para empresários e líderes

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a Prefeitura de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), realizou...