22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de fevereiro, 2025

Após saída dos EUA, OMS anuncia medidas para reduzir custos

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3) uma série de medidas para reduzir custos e priorizar programas da entidade, após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país da lista de Estados-Membros da OMS.

Tedros destacou que a saída dos Estados Unidos agrava a situação da organização. Em discurso na reunião anual do conselho executivo, ele detalhou um conjunto de medidas imediatas para proteger a força de trabalho da OMS.

As medidas incluem o realinhamento estratégico de recursos, congelamento do recrutamento de novos profissionais de saúde, exceto em áreas críticas, redução de despesas com viagens, renegociação de contratos de aquisição de produtos e insumos, e redução de investimentos.

Tedros defendeu o trabalho da OMS e as recentes reformas conduzidas pela entidade. Ele pediu que os Estados Unidos reconsiderem a decisão e dialoguem com a agência sobre possíveis mudanças.

“Lamentamos a decisão e esperamos que os Estados Unidos reconsiderem. Acolheríamos com agrado um diálogo construtivo para preservar e reforçar a relação histórica entre a OMS e os Estados Unidos”, concluiu Tedros.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Drogas são encontradas escondidas em almôndegas no Instituto Penal de Campo Grande

Policiais penais do Instituto Penal de Campo Grande interceptaram, no último sábado (1), cerca de 446 gramas de substância semelhante à maconha e 87...

Governador Eduardo Riedel revela como o propósito de trabalhar pelo coletivo o levou à política

Em uma palestra para estudantes de Publicidade da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o governador Eduardo Riedel (PSDB) compartilhou como a política surgiu em...

Incêndio atinge Hospital em Aparecida de Goiânia com 76 pacientes internados na unidade

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) na madrugada desta segunda-feira (3), colocando em risco...