26.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 31 de janeiro, 2025

Taxação de compras online resulta em déficit de R$ 3,2 bilhões nos Correios

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou nesta sexta-feira (31) que o déficit de R$ 3,2 bilhões registrado pela estatal em 2024 é resultado da precarização sofrida durante a tentativa de privatização da empresa sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, após o anúncio do Banco Central sobre o rombo nas empresas estatais federais em 2024.

Sucateamento e falta de investimentos

Fabiano destacou que os Correios foram preparados para a privatização, o que resultou em sucateamento e falta de investimentos em tecnologias essenciais. “Os Correios foram sucateados. Não se tinha investimento em tecnologias. A gente tem grandes empresas que investem em robotização das operações, que investem em modernização do seu parque tecnológico e isso é vital para uma empresa como os Correios. Então esse sucateamento é um preço muito alto que a empresa faz. E, isso sim, nós estamos trabalhando com muita dedicação para inovar”, afirmou Fabiano.

Programa remessa conforme e precatórios

Além do sucateamento, Fabiano mencionou o impacto do Programa Remessa Conforme, lançado em 2023, que estabelece uma tributação diferenciada para empresas de comércio eletrônico e o pagamento de precatórios. “Esse resultado que foi divulgado parcialmente se refere a um contexto específico, que foi a regulamentação, compliance, que foi dado a essas compras internacionais. Então isso teve um impacto significativo na nossa empresa e também a precatórios, que são frutos de gestões anteriores, que hoje estão contabilizadas no nosso resultado”, destacou Fabiano.

Futuro da liderança nos Correios

Questionado sobre sua permanência no cargo, Fabiano afirmou que a decisão cabe ao presidente da República. “Isso é uma avaliação que compete ao presidente [da República]”, concluiu.

Essas declarações do presidente dos Correios ressaltam os desafios enfrentados pela estatal e as medidas que estão sendo tomadas para superar o déficit e modernizar a empresa.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem é encontrado em plantação de eucalipto no distrito de Arapuá

Na manhã desta sexta-feira (31), um corpo foi encontrado em meio a uma plantação de eucalipto no distrito de Arapuá, zona rural de Três...

Mulher furta carro de idoso em ponto de drogas e causa acidente em Três Lagoas

Um idoso de 63 anos, em tratamento contra câncer no fígado, teve seu carro furtado por uma mulher enquanto tentava comprar drogas na noite...

SIG recupera celular furtado em sorveteria

Investigadores da Seção de Investigação Geral (SIG) de Três Lagoas (MS), recuperaram na manhã desta quinta-feira (30), um aparelho celular furtado de dentro de...