Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima também apontaram que o município teve somente 10 dias sem chuvas no mês passado.
Entre os 45 municípios de Mato Grosso do Sul analisados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Três Lagoas se destacou com um acumulado de chuvas 98% acima do esperado em dezembro de 2024. O município enfrentou um volume de 252 mm de precipitações ao longo do mês, o que causou transtornos como alagamentos e a formação de uma cratera em uma rua do Jardim das Violetas e do Vila Alegre.
De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira, 21, dezembro teve apenas 10 dias sem chuvas no município, evidenciando o impacto da alta concentração de precipitações em curto período. Três Lagoas não foi o único município a superar as expectativas. Dos analisados, 21 registraram volumes até 148% superiores ao esperado para o período.
Segundo o CEMTEC MS, foi observada também uma “redução na intensidade das condições de seca no estado” em dezembro, em comparação com o mês de novembro. O mês também apresentou temperaturas acima do normal, onde a média das temperaturas mínimas superou a média histórica em 0,7°C, enquanto as máximas ficaram 0,4°C acima do esperado, alcançando 36,4°C como a maior marca do mês, registrada no dia 8 em Três Lagoas.
Os dados reforçam a necessidade de ações preventivas para minimizar os danos causados pelas chuvas excessivas, especialmente em áreas urbanas mais vulneráveis. O Cemtec alerta que as condições climáticas, como o fenômeno El Niño, podem continuar influenciando o volume de chuvas na região, e recomenda atenção redobrada às medidas de segurança e infraestrutura nos próximos meses.