26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025

Fundect amplia oportunidades para estudantes de Mato Grosso do Sul

Foi publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do Estado a convocação de 50 novos projetos no âmbito do Pictec 4, programa promovido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect). Esta convocação eleva o número total de projetos contemplados a 250, resultando em um impacto significativo para a educação científica e tecnológica no estado.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a pesquisa científica e tecnológica em escolas públicas de Mato Grosso do Sul, com foco na formação de professores do Ensino Médio ou Técnico Integrado. Com a inclusão dos novos projetos, o número de bolsistas pode chegar a até 1.250, proporcionando a professores e estudantes a oportunidade de se aprofundar em áreas como Agronegócio, Biotecnologia, Energias Renováveis, Saúde, entre outras.

Cada projeto é coordenado por um professor, que receberá uma bolsa mensal de R$ 800, além da possibilidade de orientar até quatro alunos da mesma instituição. Os estudantes bolsistas também serão remunerados com R$ 400 mensais durante 12 meses. A medida visa incentivar a vocação científica entre os estudantes e professores, proporcionando um ambiente de aprendizado e desenvolvimento na educação básica.

Desses novos 50 projetos, 175 são oriundos da Rede Estadual de Ensino, com destaque para os 65 projetos da capital, Campo Grande, e 110 de 31 municípios do interior do estado. Já as escolas públicas federais, como o Colégio Militar e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), tiveram 75 projetos aprovados, distribuídos por 10 municípios.

Os professores-orientadores terão entre os dias 3 e 28 de fevereiro para indicar os estudantes que serão contemplados com as bolsas. As etapas para a contratação dos projetos selecionados já podem ser consultadas, com previsão de implementação nas escolas participantes.

Pictec: Impactos e Resultados Positivos

Coordenado pela Fundect, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Pictec visa despertar a vocação científica desde a educação básica, incentivando talentos entre estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino e de instituições como o IFMS e o Colégio Militar.

A quarta edição do programa superou as expectativas, com 500 propostas inscritas, refletindo o crescente interesse em áreas como Cidades Inteligentes, Biodiversidade e Tecnologias Sociais. O Pictec já tem gerado resultados positivos, com cerca de 60% dos 1.300 ex-bolsistas ingressando no Ensino Superior e 30% conseguindo colocação no mercado de trabalho, mostrando a relevância do programa para a formação de jovens talentos e a qualificação da mão de obra em Mato Grosso do Sul.

Com informações SECOM-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil responderá com reciprocidade se EUA impuserem taxas, afirma Lula

Nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso o governo dos Estados Unidos decida taxar produtos brasileiros, o Brasil...

Detran-MS implanta gabarito digital para prova teórica e reduz número de recursos em 80%

Desde o segundo semestre do ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) implementou o gabarito digital para a...

Prefeitura de Três Lagoas convoca aprovados em concurso público 2021

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), anunciou nesta quarta-feira (05), a convocação para posse de servidores aprovados...