Entre o final de 2024 e o início de 2025, mais de 2 mil presos que receberam o benefício da saída temporária de Natal não retornaram às penitenciárias brasileiras, conforme levantamento do Metrópoles. No total, 47.620 detentos de 14 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Amapá, Roraima, Sergipe, Ceará, Paraíba e Piauí) e do Distrito Federal foram beneficiados. Destes, 2.042 não voltaram, representando 4,3% dos beneficiados.
Maior taxa proporcional no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro registrou a maior taxa proporcional de presos que não retornaram: dos 1.494 beneficiados, 260 (aproximadamente 14%) estão foragidos. Em números absolutos, São Paulo lidera o ranking, com 1.334 presos que não retornaram.
Estados sem saída temporária e falta de respostas
Seis estados (Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Tocantins) informaram que não concederam a saída temporária. Outros cinco (Alagoas, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Rondônia) não responderam, enquanto Minas Gerais não compilou os dados ainda. A coluna entrou em contato com todas as unidades federativas há uma semana.
Com informações Metrópoles