Na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, durante discurso em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula afirmou que, aos 79 anos, nunca havia visto um membro da Corte receber um apelido popular, como o “Xandão”, que, segundo ele, ficará associado ao ministro para sempre.
“Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito […] e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido dado pelo povo chamado “Xandão”. Desse apelido você nunca mais vai se livrar. Ninguém vai parar de te chamar de “Xandão”, afirmou o presidente.
O ministro Alexandre de Moraes, que esteve presente na cerimônia, é relator dos inquéritos que investigam os ataques contra a democracia ocorridos em janeiro de 2023, evento que gerou grande repercussão no país.
A brincadeira de Lula, embora leve, reflete o simbolismo da atuação de Moraes em temas sensíveis, como os ataques de 2023 e o papel do STF na preservação das instituições democráticas.