As exportações de produtos agrícolas do Brasil apresentaram uma significativa redução em janeiro de 2025, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume de exportações de soja está estimado em 1,71 milhão de toneladas, uma diminuição considerável em comparação com os 2,4 milhões de toneladas exportadas no mesmo período do ano anterior.
O farelo de soja também registrou uma queda nas previsões, com estimativas apontando para 1,43 milhão de toneladas exportadas, em contraste com os 1,75 milhão de toneladas exportadas em janeiro de 2024. A exportação de milho seguiu a mesma tendência de baixa, com uma previsão de 2,9 milhões de toneladas, em comparação com os 3,5 milhões de toneladas exportadas no ano anterior.
O trigo não ficou fora dessa tendência de queda, com estimativas de exportação em 519.290 toneladas, contra as 685.171 toneladas exportadas no mesmo período de 2024. A retração nas exportações desses produtos agrícolas é um reflexo de diversos fatores, incluindo variações climáticas, mudanças no mercado global e desafios logísticos enfrentados pelo setor.
Com informações Anec.