35.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de janeiro, 2025

Estudo revela benefícios de tomar café pela manhã para a saúde cardiovascular

Um novo estudo publicado na revista científica “European Heart Journal” sugere que o hábito de consumir café pela manhã pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Conduzida nos Estados Unidos, a pesquisa indica que pessoas que bebem café no início do dia têm 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 31% menos chance de morrer por doenças cardiovasculares, em comparação com aquelas que não consomem a bebida.

Curiosamente, o estudo não observou os mesmos benefícios em indivíduos que tomam café ao longo de todo o dia, revelando que a mortalidade não é afetada nesse caso.

Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos principais pesquisadores do estudo, destaca que esta é a primeira pesquisa a examinar os padrões de tempo de consumo de café e seus impactos na saúde. “Nossas descobertas indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto você bebe que é importante, mas também a hora do dia em que você bebe café”, explica.

A pesquisa envolveu 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) entre 1999 e 2018. Os participantes relataram todos os alimentos consumidos ao longo do dia, incluindo a quantidade e o horário do consumo de café.

Qi sugere que uma possível explicação para a redução do risco cardiovascular associada ao consumo matinal de café pode estar relacionada aos ritmos circadianos e aos níveis de hormônios, como a melatonina. “Consumir café à tarde ou à noite pode interromper os ritmos circadianos, afetando a saúde cardiovascular”, aponta.

O ciclo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico, regula as atividades diárias do organismo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Alterações nesse ritmo podem aumentar fatores de risco cardiovascular, como mudanças na pressão arterial e aumento de inflamações.

Além disso, a pesquisa mostrou que a quantidade de café ingerida pela manhã também influencia os resultados: aqueles que consumiram grandes quantidades (mais de três xícaras) ou quantidades moderadas (duas a três xícaras) tiveram maiores reduções nos riscos em comparação com aqueles que beberam pequenas quantidades (uma xícara ou menos).

Embora o estudo mostre uma associação entre a ingestão de café e a saúde cardíaca, Qi ressalta a necessidade de mais pesquisas para validar as descobertas e a realização de ensaios clínicos para testar o impacto de mudar o horário do consumo de café.

Com informações G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Reajustes de preços no início de 2025 afetam o bolso do brasileiro

O início de 2025 traz uma série de reajustes que vão impactar diretamente o bolso do brasileiro, fruto de aumentos acumulados ao longo do...

Aposentados que ganham acima do salário mínimo terão reajuste limitado à inflação

Nesta sexta-feira (10), os aposentados que recebem valores superiores ao salário mínimo terão seus benefícios reajustados exclusivamente pela inflação. O percentual de correção será...

Lula veta pensão para crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika

O Diário Oficial desta quinta-feira (9) trouxe o veto total do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto de lei que previa...