26.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 8 de janeiro, 2025

Ataques a hospitais no Haiti deixam mortos e feridos, agravando crise de saúde

Recentes ataques a centros hospitalares no Haiti resultaram em mortes e pelo menos 10 feridos, aumentando a insegurança e limitando o acesso da população aos cuidados de saúde. A violência continua a impactar negativamente outros setores.

A área metropolitana de Porto Príncipe, considerada o epicentro da violência no país, enfrenta deslocamentos e dificuldades de acesso. Cerca de 63% das unidades de saúde têm leitos total ou parcialmente destruídos. Dois ataques em dezembro causaram danos significativos, com um deles deixando quatro mortos e 10 feridos.

Na véspera da reabertura do Hospital Université d’Etat d’Haiti, uma ação armada ocorreu na noite de Natal. Uma semana antes, o hospital Bernard Mevs foi vandalizado e incendiado. A violência limitou ainda mais o acesso dos civis aos cuidados essenciais, com 40% das instalações de saúde fechadas e outras 22% funcionando parcialmente.

A ONU e a comunidade humanitária destacam o impacto indireto da insegurança em outros setores. Entre 6 e 11 de dezembro, ataques do grupo armado Wharf Jeremie em Cité Soleil, Porto Príncipe, resultaram na morte de pelo menos 207 pessoas, incluindo muitos idosos.

Apesar da violência, a ONU distribuiu mais de 2,1 mil kits de artigos não alimentares e assistiu 10.874 famílias com fundos através de transferências eletrônicas. O auxílio incluiu 117.112 refeições quentes fornecidas a quase 11 mil deslocados em oito locais de acolhimento de vítimas da violência.

O cenário continua crítico, com esforços de assistência sendo realizados para minimizar os impactos da crise de segurança na saúde pública.

Com informações ONU News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é preso por crimes de ódio e lesão corporal em Três Lagoas

Na tarde de terça-feira (07/01), a Polícia Civil de Três Lagoas prendeu um homem de 31 anos no Centro da cidade, acusado de uma...

Homem é detido por receptação de bateria furtada em Três Lagoas

Na manhã da última terça-feira (07/01), a Polícia Civil de Três Lagoas prendeu em flagrante um homem de 20 anos por receptação de uma...

Casal comete ato inapropriado na Segunda Lagoa

Na última terça-feira (07/01), um episódio inusitado surpreendeu os moradores da região da Segunda Lagoa, em Três Lagoas. Um casal que vive sob uma...