32.7 C
Três Lagoas
sábado, 4 de janeiro, 2025

2024: brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em tributos

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou, até o dia 29 de dezembro de 2024, a marca de R$ 3,6 trilhões arrecadados em impostos no Brasil. O valor representa um aumento expressivo de 18,4% em relação ao mesmo período de 2023, destacando a retomada do crescimento econômico no país.

De acordo com especialistas, esse salto na arrecadação reflete uma combinação de fatores. A maior atividade econômica ao longo de 2024 foi um dos principais motores, com a geração de empregos e o crescimento do consumo. Outro ponto significativo foi o impacto da inflação, que ajustou os valores nominais das transações econômicas e, consequentemente, os montantes arrecadados.

Além disso, ajustes tributários implementados durante o ano contribuíram para a alta na arrecadação. Entre as mudanças, a elevação das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em diversos estados se destacou como uma das principais fontes de incremento nas receitas estaduais.

O Impostômetro é uma ferramenta que contabiliza, em tempo real, a soma de impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros nas esferas municipal, estadual e federal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Onicofagia: um hábito perigoso para a saúde bucal e emocional

A onicofagia, o ato de roer as unhas, é um hábito compulsivo frequentemente associado a emoções como estresse, ansiedade, medo e frustração. Embora muitas...

Primeira etapa de pré-matrículas nas escolas estaduais termina nesta quarta em MS

Lista de designação, com os nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro.

PM garante tranquilidade em Três Lagoas nas últimas 24 horas

As últimas 24 horas, entre esta sexta-feira e sábado (04), foram marcadas pela tranquilidade no cenário policial de Três Lagoas. Graças às ações preventivas...