32.7 C
Três Lagoas
sábado, 4 de janeiro, 2025

Riscos do uso excessivo de descongestionantes nasais preocupam especialistas

Descongestionantes nasais, usados para aliviar a sensação de entupimento causada por alergias ou resfriados, podem se tornar grandes vilões se usados em excesso e sem prescrição médica, alertam especialistas. Esses medicamentos, que fecham os vasos sanguíneos do nariz, melhoram momentaneamente a respiração, mas causam danos significativos à mucosa nasal e outros efeitos sistêmicos.

A otorrinolaringologista Marcela Suman explica que o uso contínuo de substâncias como oximetazolina e nafazolina pode causar perda de função da mucosa nasal, tornando-a rugosa e incapaz de aquecer, filtrar e umidificar o ar adequadamente. Isso pode levar ao desenvolvimento de rinite medicamentosa e a um ciclo de dependência.

Além dos danos nasais, os descongestionantes nasais afetam o sistema nervoso, podendo causar taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia e, em casos graves, arritmias malignas e morte súbita.

Marcela ressalta a importância de usar esses medicamentos com cuidado, por no máximo cinco a sete dias, e sempre com prescrição médica. Em casos de vício, ela recomenda diluir gradualmente o medicamento com soro fisiológico e buscar tratamento adequado.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Onicofagia: um hábito perigoso para a saúde bucal e emocional

A onicofagia, o ato de roer as unhas, é um hábito compulsivo frequentemente associado a emoções como estresse, ansiedade, medo e frustração. Embora muitas...

Primeira etapa de pré-matrículas nas escolas estaduais termina nesta quarta em MS

Lista de designação, com os nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro.

PM garante tranquilidade em Três Lagoas nas últimas 24 horas

As últimas 24 horas, entre esta sexta-feira e sábado (04), foram marcadas pela tranquilidade no cenário policial de Três Lagoas. Graças às ações preventivas...