25.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro, 2024

Uso excessivo de antibióticos em criação animal ameaça saúde pública e ambiental

O uso excessivo de antibióticos na criação industrial de animais é um grave problema de saúde pública e ambiental, ligado à emergência de superbactérias resistentes a medicamentos. Cerca de 70% dos antibióticos produzidos globalmente são destinados a animais, e sua administração é facilitada em muitos países, incluindo o Brasil.

O sistema agroalimentar global contribui para essa situação com a produção concentrada em poucos produtos e a monotonia genética na pecuária. Essa prática requer o uso de antibióticos para prevenir surtos de doenças em ambientes confinados.

Além dos impactos na saúde humana, o vazamento de antibióticos contamina solo, água e ar, sendo um dos maiores desafios de saúde pública, segundo a OMS. Reduzir o consumo de antibióticos na produção animal requer uma transformação nos métodos produtivos, com medidas de higiene rigorosas e menor densidade de animais, como na Europa.

A diversificação da dieta e a redução no consumo de carne também são essenciais. Guias alimentares recomendam menos carne e produtos ultraprocessados, favorecendo uma alimentação mais equilibrada.

A busca por um sistema alimentar sustentável é vital para compatibilizar produção e consumo com os limites ecológicos, aliando eficiência na conversão de proteínas vegetais em animais à sobriedade e suficiência para garantir sustentabilidade a longo prazo.

Com informações Jornal da USP.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Exposição da frota de veículos da gestão Angelo Guerreiro é realizada em Três Lagoas

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas convida toda a população a visitar a exposição da frota de veículos adquiridos durante os oito anos de...

Programa MS Qualifica transforma Vidas de 12 mil pessoas em MS

Considerado um dos pilares da gestão do governador Eduardo Riedel, o Programa MS Qualifica está mudando a vida de muitas pessoas no Estado. O...

Fundação Tide Setubal aponta lacunas e avanços nas ações contra o racismo

A Fundação Tide Setubal divulgou um relatório que mapeia 913 ações municipais realizadas entre 2021 e 2023, além de 157 ações estaduais implementadas em...