Um morador de uma área rural de Fukushima, Japão, encontrou um urso em sua sala de estar na segunda-feira (23/12), de acordo com a imprensa local. O incidente reacendeu o debate sobre a proposta do governo de flexibilizar as leis de caça no país.
O homem, na faixa dos 60 anos, chegou em casa e encontrou o urso de 90 centímetros de comprimento debaixo de uma “kotatsu”, uma mesa baixa com aquecedor e cobertor comum nas residências japonesas. Assustado, ele se refugiou na casa de um vizinho e chamou a polícia. Mesmo após uma hora, o urso ainda permanecia no local, com comida espalhada por toda parte. A polícia alertou os moradores das proximidades para saírem de casa ou se trancarem dentro de suas residências, conforme a agência de notícias Kyodo.
A emissora pública NHK informou nesta terça-feira que o urso ainda estava na casa.
Esse incidente é o mais recente de uma série de encontros entre humanos e ursos no Japão, alguns com consequências fatais. A situação levou o governo japonês a propor mudanças nas leis de caça, que incluem dar às autoridades locais o poder de autorizar “tiros de emergência”. O Japão registrou um recorde de seis mortes por ataques de ursos e mais de 9.000 ursos abatidos no último ano fiscal, encerrado em março.
Com informações Correio Braziliense