23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de dezembro, 2024

Hemosul faz apelo por doações de sangue para enfrentar baixa nos estoques durante o fim de ano

A Rede Hemosul MS está em alerta devido à queda significativa nos estoques de sangue, situação que se agrava tradicionalmente neste período festivo de fim de ano. A combinação do aumento na demanda por bolsas de sangue, causado por acidentes e emergências, com a diminuição no número de doadores torna dezembro um mês crítico para os bancos de sangue do estado.

Em 2022, o Hemosul registrou 4.694 doações no mês de dezembro, mas o número caiu para 4.386 no mesmo período de 2023, uma redução de 308 bolsas. Este ano, até o momento, foram contabilizadas 1.466 doações na unidade de Campo Grande. Os dados das demais unidades, na capital e no interior, serão consolidados no início de janeiro.

A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Torres, reforça a gravidade da situação. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Neste fim de ano, é fundamental que a comunidade se mobilize e venha até nossas unidades de coleta para ajudar a reverter essa situação. Cada doação faz a diferença e pode significar a chance de recuperação para muitas pessoas que dependem de transfusões”, afirma.

Torres destaca que, além de atender cirurgias e tratamentos oncológicos regulares, o período de festas aumenta a demanda por transfusões devido ao crescimento no número de emergências. A continuidade desses atendimentos depende da solidariedade da população.

Dicas importantes para doadores

Para quem deseja contribuir e realizar sua primeira doação, é essencial seguir algumas recomendações para tornar o processo seguro e tranquilo:

  • Requisitos: Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis e a primeira doação deve ser até 60 anos), pesar mais de 51 kg e estar em boas condições de saúde.
  • Preparo: Dormir bem na noite anterior, fazer uma refeição leve antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem.
  • Hidratação: Beber bastante água antes da doação para facilitar o processo.
  • Documentação: Apresentar documento oficial com foto.
  • Cuidados após a doação: Descansar e evitar esforços físicos nas primeiras horas.

Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes, com intervalo mínimo de três meses. O Hemosul também alerta que pessoas com doenças respiratórias ficam temporariamente inaptas para doar.

Com informação Hemosul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Nome feminino lidera preferências no Mato Grosso do Sul pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar seus filhos no Mato Grosso do Sul. Com 438...

Aplicativo Prevenção de Desastre ultrapassa 2 mil downloads

O aplicativo Prevenção de Desastres, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já conta com mais de 2 mil downloads. Mais de 1,7 mil...

Tradições de Natal pelo mundo: curiosidades e costumes inusitados

O Natal é celebrado de diversas formas ao redor do mundo, com cada país desenvolvendo suas próprias tradições únicas. Abaixo, confira algumas das mais...