Duas ONGs de proteção e resgate de animais na região pantaneira receberam emendas parlamentares no valor de R$ 50 mil cada, liberadas na última sexta-feira (20) pelo deputado estadual Paulo Duarte.
A Associação Mais Pantanal-GAPA é uma das beneficiadas e utilizará o valor para comprar anestésicos, retomando os trabalhos de castração de cães e gatos. A presidente do GAPA, Zenilda Torres da Conceição, explicou que a ONG tem um termo de cooperação com a prefeitura de Corumbá e, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza as castrações e encaminha os animais para adoção.
Outra ONG beneficiada é o GAAV, em Ladário. Com mais de 100 animais resgatados, a presidente da ONG, Auxiliadora Luzia da Silva, ressaltou a importância da verba para melhorar as condições de vida dos animais. “Vamos poder melhorar o espaço, comprar uma geladeira para alimentos e medicamentos, um ar-condicionado, e uma máquina de pressão para limpeza. Qualquer esforço para melhorar a vida deles é de suma importância”, afirmou.
O deputado Paulo Duarte destacou que o apoio às ONGs é crucial para a saúde pública na região pantaneira. “O índice de abandono de animais em Corumbá e Ladário é muito alto. Ajudar as ONGs que fazem o resgate e cuidado dos animais até a adoção responsável é contribuir para a saúde pública das duas cidades. A região pantaneira é endêmica para leishmaniose e ainda é preciso controlar a raiva transmitida por morcegos presentes no Pantanal”, comentou.
Com informações JD1 Notícias