O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti do Rio de Janeiro (Hemorio) anunciou que as festas de fim de ano e o período de férias escolares em janeiro resultam em uma redução de 10% a 15% nas doações de sangue. Essa queda preocupa o Hemorio, que está localizado no centro da capital, especialmente porque o volume de acidentes tende a aumentar nessa época do ano.
“Justamente nesse período a demanda cresce, porque as pessoas viajam e saem mais de casa, o que, infelizmente, aumenta o número de acidentes. Por isso, é importante que as pessoas venham doar”, apela a assistente social do Hemorio Ana Ester Carlos. O Hemorio é o segundo maior hemocentro do Brasil e lidera em número de doadores voluntários, recebendo entre 250 e 300 pessoas por dia. De janeiro a novembro deste ano, foram registradas mais de 82 mil doações, com a previsão de atingir 92 mil doações até o final de 2024.
Os estoques do Hemorio abastecem 130 unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao SUS em 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Com a quantidade de sangue abaixo do necessário, o órgão alerta para as graves consequências que podem ocorrer, como o adiamento de cirurgias eletivas e o agravamento do estado de saúde de pacientes internados. “Tratamentos de pacientes podem ser prejudicados, e cirurgias eletivas podem ser adiadas quando não há sangue disponível. Além disso, o estado de saúde de pacientes internados que já estão estáveis pode se agravar. Por isso, precisamos muito das doações”, reforça Ana Ester.
Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Não é preciso estar em jejum, mas devem ser evitados alimentos gordurosos antes da doação. É obrigatório apresentar um documento oficial com foto, e menores de 18 anos precisam de um Termo de Consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Informações complementares podem ser obtidas pelo Disque Sangue, no telefone (21) 3916-8310, ou nas redes sociais do Hemorio, que funcionará para doações todos os dias, exceto no dia 1º de janeiro.
Com informações Agência Brasil