24.1 C
Três Lagoas
sábado, 21 de dezembro, 2024

Mudança no Fundeb é temporária e não afetará salários, garante líder da Educação

O líder da Bancada da Educação no Congresso, deputado Rafael Brito (MDB-AL), assegurou que a redução de 20% para 10% no repasse obrigatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a educação integral, aprovada no pacote fiscal, não terá impacto nos salários de professores e servidores da educação.

Deputado Rafael Brito (MDB-AL)

De acordo com Brito, a mudança é temporária e se aplicará apenas ao ano de 2025, como parte de um ajuste orçamentário durante o período de transição fiscal. “Essa medida foi planejada para adequar o orçamento, mas o valor investido na educação deve voltar a crescer a partir de 2026”, explicou.

O deputado também destacou que o texto representa um avanço na busca pelo cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Ele reforçou o compromisso do Congresso em garantir investimentos que fortaleçam a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da área.

A alteração no Fundeb faz parte de um pacote fiscal mais amplo aprovado pelo Legislativo, que visa reorganizar as finanças públicas sem comprometer áreas essenciais, como a educação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo antecipa 13º do Mais Social e beneficia mais de 42 mil famílias em MS

Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37.973.700,00 para quem mais precisa.

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

Durante entrevista, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano.

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.