23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de dezembro, 2024

Gestão no meio ambiente em Três Lagoas: Certificação da ONU, novas praças e apoio ao homem do campo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) tem se destacado durante a gestão do Prefeito Angelo Guerreiro (2017 – 2024) pela implementação de projetos que promovem a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento do setor agropecuário e a melhoria da qualidade de vida urbana. Com foco no desenvolvimento equilibrado e no bem-estar da população, a SEMEA tem realizado diversas ações em diferentes frentes.

Principais realizações da SEMEA

  • Coleta de lixo eletrônico: Realização de campanhas para recolher eletrodomésticos e produtos eletrônicos não servíveis, garantindo uma destinação ambientalmente correta.
  • Certificação “Tree Cities of the World”: Três Lagoas foi reconhecida internacionalmente pela excelência na gestão de arborização urbana, sendo um dos 34 municípios brasileiros certificados pela ONU e um dos dois no Mato Grosso do Sul.
  • Projeto 1.000 árvores: Superação da meta inicial com o plantio de mais de 1.400 mudas ao longo do ano, fomentando a arborização urbana e a preservação ambiental.
  • Nova sede da SEMEA: Instalação em sede própria, revitalizando o prédio histórico da Chaminé da NOB, próximo à Circular da Lagoa Maior, oferecendo melhores condições de trabalho e atendimento à população.
  • Implantação de 12 novas praças: Nos bairros Setsul, Ipês, Quinta da Lagoa, Jardim Glória, Novo Ipanema, Nova Três Lagoas, JK, Vila Haro, Jardim Imperial, Nova Americana, Osmar Dutra e Novo Oeste.
  • Revitalização de 3 praças: Nos bairros Vila Verde, Jardim Alvorada e Jardim das Acácias.
  • Implantação do deck na lagoa maior: Criação de mais um ponto turístico que valoriza as belezas naturais do principal cartão-postal da cidade.
  • Conclusão do parque natural municipal do pombo: Transformação do local em referência como centro de pesquisas científicas e educação ambiental.
  • Obras na cascalheira (etapa 1): Cercamento e construção de guarita, ampliando o monitoramento e a conservação da fauna e flora, além de inibir crimes ambientais.
  • Desburocratização do licenciamento ambiental: Simplificação e agilidade nos processos de regularização de empreendimentos.

Realizações no setor do agronegócio

  • Programa patrulha agrícola mecanizada: Apoio aos pequenos produtores rurais com fornecimento de implementos agrícolas e tratores, otimizando o plantio de diversas culturas.
  • Transporte de insumos: Facilitação do transporte de insumos para pequenos produtores, agilizando os processos de aplicação.
  • Programa amigos do campo: Incentivo à agricultura familiar com práticas sustentáveis.
  • Assistência técnica especializada: Orientação aos pequenos produtores para melhorar o manejo das culturas e a produtividade agropecuária.
  • Procedimentos veterinários gratuitos: Serviços veterinários para a saúde e o bem-estar animal nas pequenas propriedades, promovendo maior produtividade.
  • Projeto biodigestor no campo: Implementação de biodigestores para transformar esterco animal em biogás e biofertilizante, promovendo sustentabilidade nas propriedades rurais.

Com informações da Prefeitura de Três Lagoas.

Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Policiais penais recebem novos fuzis para reforçar a segurança penitenciária

Essas armas já começaram a ser entregues aos policiais penais e são o início de um processo contínuo de renovação do arsenal.

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.

Entidades firmaram convênio com Semadesc de R$ 1,2 milhão para oito projetos sociais

A solenidade de assinatura dos convênios aconteceu na tarde dessa terça-feira (17), no Gabinete da Semadesc, com as presenças do secretário adjunto Artur Falcette e de representantes das entidades beneficiadas, além de membros do Conselho Gestor do Fundo.