31.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

Saúde de Três Lagoas ultrapassa meta de vacinação antirrábica

Saúde – 05/12/2012 – 17:12

Na campanha de vacinação, expectativa era imunizar 8.567 cães de uma população canina estimada em mais de 10,7 mil animais

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ultrapassou a meta esperada de imunização de cães e gatos, na Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada no último dia 24 de novembro.

Pelo relatório do coordenador municipal do CCZ, médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke, entregue à secretária de Saúde, Eliane Brilhante, foram vacinados 8.698 cães e 1.143 gatos, totalizando 9.841 animais caninos e felinos.

De uma população canina estimada em torno de 10.709 animais, a meta prevista era de vacinar 8.567. No entanto, graças à organização e distribuição das equipes pelos variados pontos da Cidade, “favorecendo os donos de cães e gatos a levar seu animal de estimação até um desses postos de vacinação, conseguimos ultrapassar a meta prevista”, comentou Antônio Empke.

Segundo consta no relatório, a cobertura vacinal canina antirrábica chegou a 101,5%, ou seja, foram imunizados 8.698 animais. A superação da cobertura vacinal leva em conta a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de imunizar 8.567 cães, como explicou o coordenador do CCZ.

Felinos

Quanto à população felina, estimada em 2.142 animais, foram vacinados apenas 53,4%, ou seja, 1.143 gatos.

“Apesar de também ser um animal doméstico de estimação, o gato tem um comportamento próprio de liberdade, tornando difícil a captura, na hora de levá-lo para ser vacinado”, observou Antônio Empke.

“Maioria dos gatos vacinados é criada em casa e possui hábitos próprios, ao contrário dos que são criados à solta. Daí o baixo número desses animais imunizados com a vacina”, completou.

Fonte: Prefeitura Municipal

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SEHAD foca na igualdade e na proteção de crianças e adolescentes

A programação, organizada pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, inclui debates, homenagens e um ciclo de formação destinado a conselheiros tutelares municipais.

MS registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

CMDCA realiza posse dos novos membros para o Biênio 2024/2026

O Conselho foi composto por representantes de diversas secretarias municipais e entidades não governamentais, reforçando o compromisso com a defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.