27.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de outubro, 2024

Jornais do Egito não são publicados em protesto contra Constituição

Política – 04/12/2012 – 10:12

Os jornais independentes, liberais e opositores egípcios não serão publicados nesta terça-feira em uma paralisação em protesto contra a Constituição do país, que irá a consulta popular no próximo dia 15.

As publicações consideram que o texto da Carta Magna restringe a liberdade de expressão. O projeto foi aprovado na última sexta (30) pela Assembleia Constituinte e recebeu o visto positivo do presidente Mohammed Mursi.

Um dos veículos paralisados, o “Al Masry Al-Youm”, emitiu comunicado dizendo que os jornais também rejeitam os decretos aprovados por Mursi em 22 de novembro, que aumentaram o poder do mandatário e causaram uma série de protestos violentos.

O jornal afirma que a greve “é o primeiro passo de uma série de medidas para proteger a liberdade da imprensa”. Outros títulos que não saíram hoje são “Al Tahrir”, “Al Watan”, “Al-Youm al Sabea” e “Al Wafd”.

Também em protesto, canais independentes de televisão, como a “ONTV”, a “CBC” e a “Dream”, anunciaram que deixarão as telas pretas em algum momento do dia, embora não tenham especificado quando interromperão as transmissões.

Os meios de comunicação protestam contra uma série de medidas da nova Constituição, que inclui medidas da sharia (lei islâmica). Dentre elas, a punição a críticas ao islamismo e sátiras ao profeta Maomé e à religião.

Nesta terça, a oposição também convocou manifestações contra Mursi, incluindo um ato no Cairo que seguirá até o palácio presidencial, em oposição ao texto que sofreu boicote de liberais e cristãos.

Fonte: Do Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casamento de Toninha Campos e Fábio*

Toninha Campos e Fábio selaram seu amor em uma bela cerimônia! O casal se casou no último sábado, dia 26, em uma celebração íntima...

Projeto cria fundo nacional de proteção e bem-estar animal

O Projeto de Lei 2925/24 cria um fundo nacional para financiar programas de esterilização, adoção e educação sobre o bem-estar animal no Brasil. Pelo...

Proposta muda regras do Fies para beneficiar estudantes de baixa renda

O Projeto de Lei 1917/24, em análise na Câmara dos Deputados, dispensa do pagamento mínimo do saldo devedor os beneficiários do Fundo de Financiamento...