No dia 25 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), realizou uma blitz educativa na Avenida Rosário Congro, em frente à Praça do Ramez Tebet, em alusão ao “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher” e à Campanha “16 Dias de Ativismo”.
A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a violência de gênero, com foco na erradicação de todas as formas de abuso e discriminação contra as mulheres. Durante a blitz, 90 motoristas foram abordados e receberam folders informativos, além de orientações sobre a importância de combater a violência contra a mulher e promover um ambiente mais justo e igualitário.
Esta atividade marca o início de uma série de ações programadas até o dia 5 de dezembro, como parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A campanha busca sensibilizar a sociedade e envolver a comunidade em um movimento contínuo pela proteção dos direitos das mulheres.
A programação das próximas atividades é variada, oferecendo diferentes formas de engajamento e aprendizado. Entre os destaques, está o Grupo Café com Prosa Especial, que ocorrerá no dia 29 de novembro, no CRAM, a partir das 13h30. No dia seguinte, 30 de novembro, será realizado um stand de orientação em parceria com o Instituto de Saúde do Trabalhador (IST), das 07h às 13h. Por fim, no dia 5 de dezembro, uma palestra será ministrada na empresa Petrobras em referência ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, das 07h às 08h.