27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro, 2024

Receita Federal libera consulta ao lote de restituição da malha fina de novembro

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco saberão se têm direito à restituição. A Receita Federal divulgou a consulta ao lote de malha fina de novembro, que inclui cerca de 8,6 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, agora aptos a receber o reembolso. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores, totalizando R$ 558,8 milhões a serem distribuídos entre 221.597 contribuintes.

Do total a ser restituído, R$ 306,9 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso. Em função das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul neste ano, os contribuintes do estado foram incluídos na lista de prioridades. A distribuição das restituições segue a seguinte ordem de prioridade:

  1. 88.246 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida;
  2. 34.287 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  3. 8.898 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  4. 8.643 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul;
  5. 4.802 contribuintes com mais de 80 anos;
  6. 3.570 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou com moléstia grave.

Os contribuintes que não se encaixam em nenhuma dessas categorias, mas ainda têm direito à restituição, somam 73.151 pessoas.

A consulta pode ser realizada diretamente na página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento das restituições será realizado no próximo dia 29 de novembro, na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar se há pendências em sua declaração. Caso haja, poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se o pagamento não for realizado devido a problemas na conta informada, como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgaste no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento do Banco, nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Após um ano, caso a restituição não seja resgatada, o contribuinte deverá solicitar o valor por meio do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Meu Imposto de Renda” para solicitar a restituição não resgatada.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menina de 10 anos é encontrada sem vida em casa por padrasto no Jardim Morumbi

Caso foi registrado como "morte a esclarecer" na tarde desta sexta-feira, 22.

Três Lagoas recebe prêmio nacional por estratégia inovadora de vacinação no congresso do CONASEMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu um prêmio de destaque nacional durante o Congresso Nacional do...

Solenidade marca inauguração da Unidade Coronariana (UCO) no Hospital Regional de Três Lagoas

Na tarde do dia 21, foi realizada no auditório do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, a solenidade de inauguração...