A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Três Lagoas, localizada na rua Irmãos Spinelli, no bairro Vila São João, passou a se chamar oficialmente, Unidade de Pronto Atendimento – Issam Fares, em homenagem póstuma ao ex-prefeito e médico que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do município. A mudança foi anunciada por meio de decreto assinado pelo prefeito Angelo Guerreiro, considerando a importância de Issam Fares para a cidade na área da saúde e administração pública.
Issam Fares, que atuou como médico ginecologista, obstetra e cirurgião geral, foi responsável por mais de 17 mil cirurgias e partos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, e teve um papel fundamental na fundação do Hospital Comendador Remomassi, atualmente conhecido como Hospital CASSEMES. Sua trajetória na política também é marcante, tendo sido prefeito de Três Lagoas por dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004, período no qual contribuiu para a organização financeira da cidade e o impulso à sua industrialização.
Além de suas contribuições para a saúde e gestão municipal, Issam Fares também foi um membro ativo da Maçonaria, tendo exercido a função de Grão-Mestre Estadual de Mato Grosso do Sul no Grande Oriente do Brasil. Faleceu em 2014, e sua memória foi homenageada com a mudança do nome da UPA, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao município.
Assim como a UPA, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Santos Dumont, em Três Lagoas, foi renomeado para “Centro de Referência de Assistência Social – Elza de Angeli de Paula”, em reconhecimento ao legado da líder comunitária. Conhecida como “Mãezinha do São João”, Elza dedicou sua vida a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e foi presidente da Associação de Moradores do Bairro São João. A mudança ocorreu após um pleito popular, que contou com 78 assinaturas, celebrando sua valiosa contribuição à cidade.
Com informações Diário ASSOMASUL