33.6 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Três Lagoas avança no projeto de adequação à Lei de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei nº 13.709/2018 -, trouxe mudanças importantes sobre como o poder público coleta, processa e armazena informações dos cidadãos, exigindo maior cuidado com a privacidade e segurança dos dados pessoais. Desde sua criação, os municípios precisaram se adaptar para cumprir a legislação. Em 2022, o município de Três Lagoas iniciou seu projeto de adequação à LGPD, com o objetivo de garantir que a cidade estivesse preparada para atender às novas exigências e proporcionar um ambiente mais seguro e transparente.

Desde o início, há pouco mais de dois anos, cerca de 400 ações de melhoria foram identificadas, das quais 90% já foram concluídas. A LGPD agora está presente em diversos serviços oferecidos à população, com melhorias tanto na infraestrutura tecnológica quanto na revisão de processos internos. A ampliação da capacidade da rede de servidores e internet, por exemplo, trouxe mais segurança no tráfego de dados, enquanto os processos de coleta de informações durante os atendimentos foram aprimorados, garantindo mais transparência e agilidade nos serviços prestados.

Outra mudança importante foi a integração das Secretarias Municipais, facilitando a comunicação interna e tornando mais ágil o trâmite de processos administrativos. Além disso, para garantir o cumprimento da LGPD, quase 3 mil servidores passaram por treinamentos sobre a Lei, aprendendo como aplicar as diretrizes no dia a dia, e garantindo a segurança e o sigilo das informações sob sua responsabilidade.

Com foco na modernização, o município planeja para 2025, digitalizar completamente seus arquivos físicos e eliminar documentos que já passaram do prazo de guarda. Esse projeto ajudará a tornar a gestão mais eficiente e sustentável, liberando espaços e otimizando processos.

Para Camila dos Santos Oliveira, encarregada de dados da Prefeitura de Três Lagoas, é um dos municípios mais avançados no Brasil na implementação da LGPD. Ela destaca: “O município está na vanguarda da aplicação da Lei, refletindo o compromisso da administração municipal com a eficiência e a qualidade no serviço público.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...

Morador de Três Lagoas é encontrado morto com tiro na cabeça às margens de rodovia em Selvíria

Corpo de João Pedro Ferreira dos Santos, 20 anos, estava próximo a veículo abandonado, onde caso é investigado como execução pelas autoridades.