Economia – 27/01/2012 – 08:01
Para decidir o preço de um automóvel, o fabricante leva em consideração diversos fatores, como a concorrência e a expectativa de vendas. Pelo fato de a cota de importação New Fiesta ser restrita -no máximo 2.200 unidades por mês–, o compacto era vendido a preço de ouro. Mas a partir de então a situação é outra.
A Ford anunciou que conseguiu negociar um aumento significativo do volume com a sua filial no México, onde o modelo é produzido. E para escoar esse lote maior, o preço do New Fiesta caiu até R$ 3.500.
Assim, a versão hatch de entrada parte agora de R$ 45,9 mil, enquanto a sedã começa em R$ 47,9 mil. Ambas equipadas com motor Sigma 1.6 “flex” (115 cv), direção elétrica e ar-condicionado de série.
Concorrente direto, o Volkswagen Polo continua sendo uma opção mais em conta (-3,5%), porém não traz o mesmo charme do Ford, que em pouco mais de um ano passará a ser feito na Bahia, em alta escala.
MODELO ‘ANTIGO’
Já a versão econômica do Fiesta ganhou novos equipamentos, como travas e vidros elétricos e aquecedor, limpador e desembaçador do vidro traseiro. O preço é o mesmo: R$ 26,9 mil (hatch) e R$ 28,9 mil (sedã).
No catálogo com ar-condicionado e direção hidráulica, o cliente compra o modelo 1.0 e leva o motor 1.6, por a partir de R$ 33,9 mil.
O Fiesta hatch é o carro mais vendido da Ford no país, mas apenas o sétimo no ranking geral, com 3.299 unidades comercializadas na primeira quinzena do ano. Líder, o VW Gol emplacou 9.429 unidades no mesmo período.
Fonte: Folha.com