No próximo dia 6 de novembro, a Diocese de Três Lagoas dará um passo histórico em seu compromisso com a justiça e o bem-estar pastoral da comunidade local, ao inaugurar oficialmente seu Tribunal Eclesiástico. A cerimônia solene ocorrerá às 19h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, e será marcada por uma Celebração Eucarística, reunindo o clero e os fiéis em um evento de grande importância para a Igreja na região.
O Tribunal Eclesiástico, uma instância especializada da Igreja Católica, tem como principal função a aplicação do direito canônico, com especial atenção para questões matrimoniais, como o processo de nulidade matrimonial. A criação do tribunal local visa proporcionar um atendimento mais próximo e acessível aos fiéis da Diocese de Três Lagoas, promovendo a justiça e a paz pastoral dentro de sua área de atuação.
Inicialmente, o Tribunal Eclesiástico da Diocese contará com o apoio de especialistas do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Londrina, que contribuirão com sua experiência em casos que exigem formação em Direito Canônico. A estrutura inicial do tribunal será composta pelo Vigário Judicial e Presidente, Revmo. Pe. Oscar Alberto de Los Rios Londono, além dos juízes do colegiado: Diác. Roberto Rabelati, Dra. Sueli Almeida de Oliveira e Pe. César Braga de Paula. O Frei Wainer José de Queiroz, também de Londrina, assumirá a função de Defensor do Vínculo.
Com informações Bruna Rodrigues