38 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

Conheça o TeleUPA, sistema online de saúde que já atendeu 1364 pessoas em 2 meses

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou um inovador serviço de telemedicina, o TeleUPA, com o objetivo de agilizar o atendimento de casos leves e não urgentes. O serviço permite que o paciente realize um pré-cadastro através DESTE LINK, onde é feita triagem, sem sair de casa, para verificar se o motivo da busca pelo serviço atende aos requisitos, que incluem casos classificados em duas categorias: Azul (sem queixas, não agudos, simples e seguros) e Verde (casos leves).

Desde o seu lançamento em 09 de setembro até a última sexta-feira, dia 25, o TeleUPA tem mostrado resultados promissores. De acordo com o relatório emitido pela empresa responsável pela manutenção do serviço, foram realizados 1.364 atendimentos até a semana passada, sendo 732 mulheres e 632 homens, com predominância de pessoas entre 20 a 29 anos de idade e uma média diária de 35 pacientes. O tempo médio de espera foi de 18 minutos, desde o cadastramento pelo QRCode até o início do atendimento, enquanto o tempo médio de atendimento foi de 09 minutos, desde o momento em que o médico chama o munícipe para a videochamada até a finalização da consulta.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h45, para pessoas a partir de 13 anos de idade, exceto gestantes. Para a realização da consulta, é necessário que o cidadão possua uma conexão de internet estável. Dependendo do quadro do paciente, o atendimento pode ser direcionado para o formato presencial.

A secretária da SMS, Elaine Fúrio, destaca a importância desse serviço: “O TeleUPA veio para transformar a maneira como atendemos casos leves e não urgentes. Com ele, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido e eficiente, reduzindo a espera e proporcionando mais conforto aos nossos pacientes. Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora e pretendemos continuar aprimorando esse serviço.”

SATISFAÇÃO DOS PACIENTES

Dos 1.286 atendimentos realizados, 401 pacientes responderam à pesquisa de satisfação. Dentre esses, 365 avaliaram o serviço positivamente, 16 ficaram neutros e 20 não gostaram, resultando em uma taxa de 86% de satisfação.

O TeleUPA é um projeto que tem demonstrado eficácia desde o seu início, melhorando o atendimento e a satisfação dos pacientes em Três Lagoas. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a iniciativa continuará a ser desenvolvida e aprimorada para melhor atender à população. Para mais informações ou dúvidas pelo telefone 67 9250-8759.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem de 52 anos é encontrado sem vida em residência no Jardim Flamboyant

Óbito foi registrado como possível mal súbito, onde informações preliminares apontam que vítima era dependente de álcool e sofria de epilepsia.

Suspeito é preso em flagrante por furto de fios elétricos em clube no Vila Nova

Indivíduo, conhecido como "Di', e também por crimes similares, foi detido com ferramentas usadas no furto.

Vitória Barreto coloca Três Lagoas entre os melhores do Brasil nos jogos da juventude

Três Lagoas segue se destacando no cenário esportivo nacional. A cidade, representada pela atleta Vitória da Silva Barreto, conquistou o vice-campeonato no arremesso de...