24.9 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Funtrab celebra 21 anos com foco na capacitação e na conexão entre trabalhadores e empresas

Com taxa de desemprego de 3,8%, Fundação se adapta a um novo cenário de pleno emprego e busca melhorar a qualificação profissional no estado.

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) comemora 21 anos de atuação em um cenário de pleno emprego, uma mudança significativa em relação ao contexto de sua criação. Em 2003, o estado enfrentava uma taxa de desemprego de 7,9%, conforme dados da Rede Interagencial de Informações para a Saúde do DataSUS. No entanto, segundo o IBGE, o índice atual caiu para 3,8%, a terceira menor taxa do Brasil, o que coloca a região em uma situação de pleno emprego, de acordo com os economistas.

Com esse novo panorama, a Funtrab ajustou seu foco para priorizar a capacitação dos trabalhadores e facilitar a conexão entre empresas que buscam mão de obra e pessoas que desejam melhorar sua colocação no mercado ou alcançar melhores salários. A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, e o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo do governo estadual, Thaner Nogueira, apresentaram, nesta quarta-feira (16), o Plano Estratégico Setorial da Fundação ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, em evento na sede da Funtrab, em Campo Grande.

Novo Plano Estratégico para uma Funtrab mais conectada e eficiente

O Plano Estratégico da Funtrab foi desenvolvido ao longo de três meses, em um processo colaborativo que envolveu os servidores da fundação em seis oficinas de planejamento. O resultado foi um documento que define a missão da Funtrab como “conectar pessoas e instituições por meio da promoção das políticas de trabalho, emprego e renda”. A visão é “ser reconhecida como uma instituição pública de excelência”, contribuindo para a transformação social de Mato Grosso do Sul.

Para alcançar esses objetivos, os servidores se comprometeram a agir com ética, compromisso, transparência, organização e inovação. O plano inclui 10 objetivos estratégicos, cada um com uma série de ações voltadas para atender às metas do governo estadual e o Plano Plurianual (PPA). Segundo Thaner Nogueira, o alinhamento com as diretrizes do governo é essencial para o sucesso das políticas públicas no setor.

O secretário Jaime Verruck elogiou o trabalho realizado e destacou a importância de a Funtrab liderar a conexão entre as vagas de emprego disponíveis e os trabalhadores, especialmente em um contexto de quase pleno emprego. “Há vagas sobrando, e a Funtrab precisa fazer essa conexão. Além disso, temos desafios como o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, que enfrentam a falta de creches para seus filhos”, observou Verruck.

Capacitação e inclusão como prioridades

Verruck destacou a importância da capacitação e da inclusão no mercado de trabalho, mencionando a necessidade de mais creches para que mulheres habilitadas possam conciliar a vida profissional e familiar. O novo plano da Funtrab, segundo ele, coloca a fundação em um novo patamar de relevância dentro da administração pública do estado.

O processo de elaboração do plano foi elogiado por sua abordagem de “baixo para cima”, com os servidores participando ativamente da construção dos objetivos e estratégias. Isso, segundo Verruck, aumenta as chances de sucesso das ações propostas. Ele também destacou a importância da reavaliação constante das metas para garantir que o planejamento estratégico continue alinhado com as necessidades e desafios do estado.

Com a nova diretriz, a Funtrab se prepara para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em transformação, com foco na qualificação profissional, na inclusão e no aumento da renda dos trabalhadores de Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS

No caso da gasolina comum, a menor média encontrada foi de R$ 5,74 em Campo Grande; e a maior de R$ 7,05, em Corumbá.

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.