36 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de outubro, 2024

Negociações avançam para produção da vacina Qdenga no Brasil

As negociações para a produção da vacina Qdenga contra a dengue no Brasil avançaram significativamente nas últimas semanas. A Fiocruz e a Takeda formalizaram um pedido ao Ministério da Saúde para iniciar a transferência de tecnologia e a produção local do imunizante. Este marco representa a primeira parceria de desenvolvimento produtivo (PDP) da Fiocruz para vacinas, demonstrando um novo foco estratégico além dos medicamentos.

Essa iniciativa é crucial, considerando que a Qdenga é atualmente a principal solução para o combate à dengue globalmente. Em 2023, foram registrados 6,5 milhões de casos prováveis e quase 5 mil mortes. A Takeda, que já forneceu milhões de doses ao governo brasileiro, planeja expandir sua produção global. A parceria com a Fiocruz visa fortalecer ainda mais o acesso à vacina no país.

Enquanto isso, o Instituto Butantan também continua seus esforços no desenvolvimento de sua própria vacina contra a dengue, que apresentou resultados promissores em estudos recentes, com 89% de eficácia contra casos graves da doença. A combinação de esforços entre diferentes instituições reforça o compromisso do Brasil em combater a dengue e proteger sua população.

Ministério da Saúde

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil adota sistema “Free Flow” nos pedágios

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a implementação de um novo sistema de pedágios eletrônicos nas rodovias do Brasil, conhecido como "free flow"....

Superlotação: Sistema prisional de MS enfrenta crise com mais de 21 mil presos

O sistema prisional de Mato Grosso do Sul enfrenta uma grave crise de superlotação. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança...

Drogas e um simulacro de arma são apreendidos durante operação conjunta em Três Lagoas

Ação foi realizada para a busca de suspeitos de roubos, resultando no cumprimento de mandados de prisões na região do São João.