35.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de abril, 2025

MS lança programa para integração de jovens na agricultura

Com investimento de R$ 5,4 milhões, iniciativa busca capacitar recém-formados e fortalecer comunidades tradicionais e agricultura familiar.

Em uma ação inovadora, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), lançou o Programa de Residência em Extensão Rural da Agricultura Familiar. O edital inédito, que tem um aporte de R$ 5,4 milhões, visa integrar recém-formados ao campo, oferecendo treinamentos práticos e supervisionados em unidades de produção agrícola familiar.

A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a relação entre o meio acadêmico e as realidades da agricultura familiar, povos originários e comunidades tradicionais do estado, além de promover o avanço na produtividade e na formação de profissionais qualificados para enfrentar os desafios do setor agropecuário.

Formação de nova geração de extensionistas rurais

De acordo com Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, o programa é um marco para o estado, permitindo que jovens formados em áreas ligadas às Ciências Agrárias apliquem seus conhecimentos em ambientes reais de produção. “Estamos criando uma nova geração de extensionistas rurais que não apenas aumentarão a produtividade, mas também gerarão mais segurança alimentar e contribuirão para o crescimento da renda das famílias do campo. Mato Grosso do Sul inova ao encontrar soluções que impactam diretamente a qualidade de vida das comunidades”, destacou.

Foco na sustentabilidade e inovação

Os residentes atuarão em áreas estratégicas, abordando temas cruciais para o desenvolvimento sustentável, como Carbono Neutro, Agroflorestas, Pecuária de Leite, Horticultura e Apicultura, além de contribuir para o fortalecimento do cooperativismo e associativismo rural. A iniciativa também abrange agricultura urbana e periurbana e práticas que impulsionam a comercialização de produtos locais, contribuindo diretamente para a sustentabilidade e economia das pequenas propriedades.

Fortalecimento da agricultura familiar e comunidades tradicionais

Segundo Humberto de Mello Pereira, secretário executivo da Seaf (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais), o programa visa selecionar 40 profissionais que, durante o período de residência, irão vivenciar de forma prática a realidade da agricultura familiar no estado. “Queremos que esses profissionais, formados há até cinco anos, contribuam diretamente para o desenvolvimento das comunidades e se tornem agentes de mudança. Todas as universidades públicas e privadas estão convidadas a participar”, ressaltou.

O edital está aberto para submissão de propostas até o dia 25 de outubro, e a seleção será feita por meio da plataforma SigFundect. A expectativa é que o programa ajude a transformar a realidade do campo, impulsionando a produção sustentável e melhorando a qualidade de vida nas regiões atendidas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas é um dos 74 municípios do MS que terão que prestar contas ao STF sobre “emendas pix”

A determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), prevê que o governo de Mato Grosso do Sul e os prefeitos de...

Flagrante da PRF apreende mais de 11 kg de cocaína escondidos em carro na BR 262

Motorista nervoso acabou levantando suspeita, onde acabou preso em Água Clara na última terça-feira, 1°.

Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé está entre as melhores UTIs do Brasil

Unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conquistou Selo “Top Performer” para a UTI Adulto sendo único hospital público do Mato Grosso do Sul a garantir o reconhecimento.