30.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

TJMS conquista 3ª colocação em prêmio com “Direito Simplificado”

Iniciativa busca tornar a comunicação jurídica mais acessível, especialmente para mulheres vítimas de violência doméstica; projeto é liderado pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul alcançou a 3ª colocação na categoria Magistrados do Prêmio Viviane Amaral 2024, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, com o inovador projeto “Direito Simplificado”. Sob a liderança do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, essa iniciativa visa transformar a comunicação jurídica, tornando-a mais acessível, especialmente para mulheres em situação de violência doméstica.

Desenvolvido pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva e pela juíza Adriana Lampert, o “Direito Simplificado” foi implementado de acordo com a Portaria TJMS nº 2.824/2024 e atende às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover uma linguagem mais clara e inclusiva. O projeto utiliza elementos visuais e uma linguagem simplificada, facilitando a compreensão de termos técnicos e documentos jurídicos.

Inovação e Inclusão – “A adoção de uma linguagem simples e o uso de recursos visuais em nossos atos, representa uma mudança significativa para tornar o sistema jurídico mais acessível a todos e todas, mas especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica, potencializando as políticas públicas voltadas ao combate à violência de gênero e familiar contra a mulher e concretizando o direito ao acesso á justiça, para construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a desa. Jaceguara Dantas.

Para a juíza Adriana Lampert “O projeto Direito Simplificado traz benefícios significativos para as mulheres vítimas de violência doméstica. Além de facilitar o acesso à informação, proporciona empoderamento ao oferecer uma compreensão clara e acessível das questões legais e judiciais que envolvem essas mulheres. Isso as auxilia a tomar decisões informadas em relação à sua situação, reduzindo a sua vulnerabilidade e promovendo a participação ativa nos processos legais”.

A juíza ainda complementou que “com o uso da linguagem simplificada e recursos de visual law, o projeto além de contribuir para o acesso à Justiça e a inclusão social dessas mulheres, permite que exerçam plenamento sua cidadania e acessem os recursos disponíveis para sua proteção e amparo, assegurando a compreensão das decisões e ações relativas aos seus casos”. 

Impacto e Alcance – O “Direito Simplificado” já está sendo aplicado em diversos documentos oficiais e é parte fundamental da Política Judiciária de Enfrentamento à Violência Doméstica ou Familiar contra a Mulher em Mato Grosso do Sul, conforme a Portaria nº 1.346/2018. Além disso, a plataforma digital ConectaJus Mulher centraliza informações e serviços, ampliando o alcance social da iniciativa.

A implementação desse projeto não apenas melhora a eficiência da Justiça, mas também tem um impacto transformador na vida das mulheres, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para navegar pelo sistema jurídico com confiança e segurança.

Compromisso com a Justiça – A administração do TJMS, sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins, destaca a importância da premiação como um reconhecimento do trabalho realizado e enfatiza estar comprometida em tornar a Justiça mais acessível e eficaz, sendo o ‘Direito Simplificado’ um exemplo de como se pode utilizar a inovação para atender às necessidades da sociedade.

O Prêmio Viviane Amaral, promovido pelo CNJ, visa dar visibilidade a ações que previnem e enfrentam a violência doméstica e familiar, homenageando a memória da juíza Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio. A conquista do TJMS reflete o compromisso contínuo do Judiciário em promover a justiça e a igualdade.

O projeto “Direito Simplificado” é um marco na busca por uma Justiça mais inclusiva e acessível, destacando a importância de uma comunicação clara e efetiva. Com a participação das equipes da Coordenadoria da Mulher, das secretarias de Tecnologia da Informação e de Comunicação do TJMS, bem como a Assessoria de Planejamento, o Tribunal reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e a luta contra a violência de gênero.

Com informações da Ass. de Comunicação do TJMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...