31.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de abril, 2025

Eleitores fora de domicílio eleitoral podem justificar ausência no 1º turno

Quem não votar no dia 6 de outubro precisa justificar para evitar pendências com a Justiça Eleitoral, onde o processo pode ser feito também pela internet.

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia 6 de outubro, durante o 1º turno das Eleições Municipais de 2024, devem justificar a ausência para evitar problemas com a Justiça Eleitoral. Ao contrário das eleições gerais, o voto em trânsito não é permitido neste pleito, e aqueles que estiverem fora de suas cidades precisarão justificar a ausência no próprio dia da votação ou em até 60 dias após o pleito.

A forma mais prática de realizar a justificativa é através do aplicativo e-Título, que permite o envio digital do requerimento. Outra opção é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e entregá-lo nas mesas de justificativa que serão instaladas nos cartórios eleitorais no dia da votação.

Para aqueles que não conseguirem justificar no dia da eleição, o processo pode ser feito pelo Sistema Justifica, acessível no Portal do TSE, ou enviado pelo Correio à zona eleitoral responsável. Regularizar a situação com a Justiça Eleitoral é fundamental para manter direitos civis, como obter passaporte, participar de concursos públicos e assumir cargos em empresas públicas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil registra segundo maior superávit comercial histórico em março

Em março de 2024, a balança comercial brasileira registrou o segundo maior superávit da história para o mês, com US$ 8,154 bilhões a mais...

Mulher invade casa com bebê no colo, agride adolescente e bota fogo em roupas de companheiro

Suspeita foi presa pela Rádio Patrulha após admitir agressões nesta quinta-feira, 03.

Cassiano Maia sobre Três Lagoas: ‘Em 100 dias, arrumamos a casa, sem descanso’

Prefeito de Três Lagoas fala com exclusividade à Toninha Campos sobre os primeiros meses de gestão, reestruturação da folha, valorização dos servidores e os próximos passos para educação, saúde e infraestrutura.