Vanessa Barroso também explicou sobre algumas alterações de locais de votação, como dos eleitores da Escola João Magiano Pinto, que vão votar na Escola da APAE, no Centro.
Na manhã desta quinta-feira, 03, a chefe da 9ª Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso, participou do programa “A Hora da Notícia” na Rádio Caçula para esclarecer alguns detalhes sobre as eleições municipais, do próximo dia 6 de outubro. A principal mudança anunciada é a transferência temporária do local de votação da Escola Estadual João Magiano Pinto (JOMAP) para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), devido a reformas no colégio.
A nova sede de votação, situada na rua Generoso Siqueira, no Centro de Três Lagoas, foi escolhida pela infraestrutura adequada para acomodar todas as seções eleitorais que antes ficavam no Jomap. “A Apae possui uma estrutura com salas suficientes, assim como o Jomap, então conseguimos realocar todas as sessões para lá”, explicou Vanessa.
Para evitar contratempos no dia da eleição, a chefe eleitoral orientou o uso do aplicativo e-Título, que facilita a localização dos locais de votação, indica o número da seção e ainda oferece recurso de GPS para facilitar o acesso. Além disso, Vanessa destacou que a Apae já foi utilizada em outras eleições, como nas de 2020, quando a Escola Afonso Pena passou por reformas.
Os preparativos para a eleição incluem a inserção dos dados dos candidatos nas urnas eletrônicas, o que acontecerá em sessão pública no dia 29 de setembro. Representantes da OAB, partidos políticos e Ministério Público poderão acompanhar esse procedimento, que visa garantir a transparência do processo.
Vanessa Barroso reforçou a segurança das urnas eletrônicas, enfatizando os testes e auditorias realizados. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi uma das instituições que contribuiu para os aprimoramentos recentes no sistema, incluindo o Teste Público de Segurança.
Outro ponto destacado foi a participação dos voluntários. Este ano, 100% dos mesários de Três Lagoas são voluntários, o que garante o pleno funcionamento das seções eleitorais. O cartório eleitoral está operando em regime de plantão nos fins de semana para atender eventuais dúvidas e demandas dos eleitores. Com a proximidade do pleito, a Justiça Eleitoral reforça a importância de conferir o local de votação com antecedência para evitar complicações no dia da eleição.