27.6 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Prefeitura encerra aplicação da vacina oral contra poliomielite

A partir de novembro, imunização será realizada com vacina injetável, conforme novo esquema vacinal do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que esta sexta-feira, 27 de setembro, será o último dia em que as Unidades de Saúde aplicarão a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”. A partir de 4 de novembro, a VOPb será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada por injeção, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Durante o período de transição, entre 30 de setembro e 4 de novembro, não haverá a aplicação da “gotinha” em crianças de 1 ano e 3 meses, e de 4 anos de idade. A imunização será temporariamente suspensa para que o novo esquema vacinal possa ser implementado. A mudança se baseia em dados epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.

O novo esquema vacinal será composto por:

  • 1ª dose: aos 2 meses de idade;
  • 2ª dose: aos 4 meses de idade;
  • 3ª dose: aos 6 meses de idade;
  • Dose de reforço: aos 1 ano e 3 meses de idade.

Apesar da mudança no tipo de vacina, o mascote das campanhas de vacinação, Zé Gotinha, continuará promovendo a imunização em todo o país, assegurou o Ministério da Saúde. A medida representa um marco importante para a saúde pública no Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.