20.8 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

‘A missão do Detran é salvar vidas’, reafirma vice-governador na abertura da SNT 2024

A atuação integrada das forças de segurança na prevenção de sinistros de trânsito e preservação da vida nas vias urbanas e rodovias estaduais ganhou destaque na abertura da Semana Nacional do Trânsito no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) na quarta-feira (18).  

Após a exibição do videodocumentário ‘Uma Escolha, Muitas Vidas’, que mostra as consequências de atitudes imprudentes no trânsito, o Vice-Governador do Estado, José Carlos Barbosa, fez uma reflexão sobre o trabalho dos profissionais que exercem essa atividade à serviço da vida. 

“O conceito do Detran não é conceito de arrecadação, o conceito do Detran é conceito de salvar vidas. É reduzir o número de acidentados de multidados de mortes, né? Eh de ausência ao trabalho. de um prejuízo absurdo que aqui nós estamos falando de vidas. O prejuízo que o Brasil tem, principalmente da força motriz que são os jovens e que são o maior número de pessoas que se envolve nesses acidentes. Então é exatamente esse o objetivo da Semana Nacional do Trânsito, trazer palestras, trazer reflexão, e através dessa reflexão, irradiar para os nossos ambientes, a cultura de paz do trânsito”. 

Embora não seja a primeira vez que assiste ao conteúdo do vídeo, o Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, também começou sua fala enaltecendo o trabalho dos profissionais de resgate. “Orgulho muito grande dos Bombeiros de MS”

Em seguida, pontuou os avanços pelos quais Mato Grosso do Sul está passando. “Nosso Governador Eduardo Riedel, juntamente com o nosso Vice-Governador, Barbosinha, tem conseguido fazer com que o Estado cresça sendo sustentável, sendo principalmente digital e avançando. Hoje nessa área digital, nas áreas de avanço e de atendimento nós temos despontado muito”, disse, enfatizando a instalação de grandes indústrias que promovem o desenvolvimento do Estado como um todo.  

O evento de abertura contou com a participação de representantes de diversos segmentos da área do trânsito: PRF (Polícia Rodoviária Federal), BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), GGIT (Gabinete de Gestão Integrada), CCR-MS Via, Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), GCM (Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande), Abrapsit (Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego), CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), entre outros.  

Em 2024 o tema da SNT é “A paz no trânsito começa por você”. A Semana Nacional do Trânsito é celebrada anualmente entre os dias 18 a 25 de setembro. O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a necessidade de se pensar no cuidado com os mais vulneráveis, na harmonia no tráfego, na acessibilidade e sustentabilidade, a fim de promover um trânsito mais seguro e humano entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Simpósio 

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou a programação da SNT 2024 (Semana Nacional do Transito) com o I Simpósio sobre Segurança Viária e Seus Impactos no Setor da Saúde, que contou com especialistas representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e OPAS/OMS (Organização Panamericana da Saúde) e Ministério da Saúde. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Detran-MS no Youtube. 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pesquisa mostra diferença de preço de 32,25% no etanol e de 22,98% na gasolina em MS

No caso da gasolina comum, a menor média encontrada foi de R$ 5,74 em Campo Grande; e a maior de R$ 7,05, em Corumbá.

Hemosul de MS investe em qualificação e informação voltado ao atendimento ao público

Só nesta primeira quinzena de novembro foram quatro iniciativas de suma importância para os atendimentos diários do Hemosul, como é o caso da ‘Formação em Urgência e Emergência: suporte básico e avançado à vida’.

Estudo sobre florestas plantadas em MS contribuem para a meta de carbono neutro

Este resultado gerou um artigo, que projetou o Mato Grosso do Sul em uma das revistas científicas mais importantes da Europa.