35.1 C
Três Lagoas
domingo, 22 de setembro, 2024

Inmet emite novo alerta de baixa umidade e calor intenso para Mato Grosso do Sul

Quase 60 cidades do Estado enfrentam risco de incêndios florestais e impactos à saúde devido ao clima seco e altas temperaturas.

Após um breve período de temperaturas mais amenas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de baixa umidade relativa do ar para quase 60 municípios de Mato Grosso do Sul. Desde quinta-feira (19), o calor retorna com força, elevando os riscos de incêndios florestais e representando uma ameaça à saúde da população nas cidades afetadas.

Os municípios em alerta incluem Água Clara, Aquidauana, Bonito, Corumbá, Três Lagoas, entre outros. De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, as temperaturas devem ultrapassar os 37°C, principalmente na região do Pantanal, agravando as condições para o surgimento e a continuidade dos incêndios.

“Apesar das chuvas recentes em áreas da Amazônia, Bolívia e Pantanal, o solo não foi suficientemente umedecido, o que mantém o risco elevado para queimadas”, afirmou Bahia. As chuvas previstas para o fim de semana devem ser isoladas, ajudando a aliviar a fumaça, mas insuficientes para conter os incêndios.

Diante das condições de calor extremo e baixa umidade, as autoridades recomendam que a população adote medidas de prevenção, como a ingestão de bastante líquido, a redução de atividades físicas em horários de maior calor e a proteção contra o sol nas horas mais quentes do dia. Em casos de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Oito em cada dez municípios têm risco alto ou muito alto para sarampo

Brasil chegou a ser certificado como país livre do sarampo em 2016

Saúde define critérios e fluxo de repasses do incentivo estadual aos agentes de saúde

Os municípios têm até 31 de dezembro de 2024 para se adequarem ao uso dos novos sistemas. A SES realizará monitoramentos periódicos para garantir que as produções estejam de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Forte colisão contra guard rail mata jovens de 16 e 18 anos em rodovia de Brasilândia

Vítimas voltavam de Panorama quando sofreram o acidente, onde os outros ocupantes do veículo fugiram antes da chegada das autoridades. Um grave acidente na rodovia...