Iniciativa do governo estadual beneficia mais de 128 mil famílias com isenção de contas de energia, promovendo mais dignidade e qualidade de vida.
O programa “Energia Social: Conta de Luz Zero” está transformando a realidade de mais de 128 mil famílias em Mato Grosso do Sul, oferecendo isenção total das contas de energia elétrica. Implementado pelo governo estadual, o projeto beneficia famílias em situação de vulnerabilidade nos 79 municípios do estado, permitindo que os moradores destinem o dinheiro que antes era gasto com energia para outras necessidades básicas, como alimentação e bem-estar das crianças.
Moradora da zona rural de Porto Murtinho, Érica Cabrera, de 32 anos, é uma das beneficiárias. Antes do programa, Érica gastava mais de R$ 200 por mês com energia. “Agora esse valor é livre todo mês, o que é uma grande ajuda”, afirma. A economia permitiu que ela comprasse roupas e calçados para os filhos e guardasse dinheiro para despesas futuras.
A mesma história é compartilhada por Rosemeire Lugus, de 30 anos, que também é mãe e utiliza a economia na conta de luz para investir nas necessidades dos filhos. “Isso me salvou muito”, diz Rosemeire, que elogia o apoio contínuo do governo, especialmente em áreas distantes dos grandes centros urbanos.
O recadastramento no programa é essencial para que as famílias continuem a receber o benefício, que cobre o consumo mensal de até 220 kWh. O processo segue até 31 de dezembro e pode ser realizado no site do programa.
A secretária estadual Patrícia Cozzolino destaca o impacto transformador da iniciativa: “Estamos promovendo mais dignidade e qualidade de vida, garantindo que essas famílias direcionem seus recursos para necessidades essenciais.”