39.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de setembro, 2024

Do xadrez às cartas: como “Lali” Tournier se tornou uma das maiores competidoras de poker do Brasil

Um dos principais símbolos da força do poker feminino brasileiro e latino-americano, a catarinense Lauriê “Lali” Tournier é dona de uma bela e vitoriosa trajetória no esporte, e nos mostra que o poker e o xadrez reúnem mais características em comum do que muitos imaginam.

Afinal de contas, antes de se tornar competidora de elite no poker profissional, ela levou para o mundo das cartas muitos conceitos de estratégia e da manutenção do foco mental adquiridos nos tempos de jogadora de xadrez, que assim como o poker, é reconhecido pela Associação Internacional de Esportes da Mente (IMSA, na sigla em inglês) como modalidade esportiva da mente, ao lado de damas, bridge, go, eSports (esportes eletrônicos) e outras mais.

Logo, convidamos você a conhecer a trajetória e os principais feitos que levaram Lali a ser reconhecida na comunidade das cartas como a “Rainha do Poker Brasileiro”.

Os primeiros passos de Lali no xadrez e o contato inicial com o poker

Natural de Joinville-SC, Lali, 34 anos, começou a praticar xadrez ainda muito jovem. Em entrevista ao portal “Millenium.GG”, em 2022, a catarinense disse que ela e seus colegas de escola iniciaram na modalidade de maneira recreativa, por meio de aulas de xadrez promovidas pelo seu professor de matemática.

Rapidamente, Lali se destacou entre os demais colegas e chegou a representar a cidade de Joinville em alguns torneios escolares recreativos. Até que, no início dos anos 2010, quando cursava faculdade de economia, Lali tomou a decisão de migrar do xadrez para o poker.

Na época, ela foi incentivada por Rafael Moraes a mergulhar de vez no universo das cartas, que hoje é seu marido e um dos melhores jogadores de poker do nosso país. E, assim como foi no xadrez, Lali não demorou muito tempo para se destacar na modalidade.

Logo nos primeiros torneios online em plataformas especializadas, a catarinense dava mostras que poderia se tornar uma grande profissional de poker a nível global — o que acabou se concretizando ao longo do tempo.

A brilhante trajetória de Lali no poker profissional e sua atual relação com o xadrez

Craque em uma série de variantes da modalidade, que vai desde o clássico Texas Hold’em até o intenso Mixed games, Lali Tournier domina a arte de saber como jogar poker online e ao vivo, colocando em prática uma série de estratégias baseadas no ranking de mãos e regras que regem a modalidade.

Dessa forma, ao ter um amplo leque de possibilidades estratégicas para usá-las em cada situação que o jogo exige, Lali consegue manter um impressionante nível de regularidade nos principais torneios do poker do circuito internacional.

Não por acaso, a catarinense de Joinville é dona de um currículo de conquistas realmente expressivo, tanto no online quanto no ao vivo (presencial). Além de ser bicampeã do World Championship of Online Poker (WCOOP), a Copa do Mundo de Poker Online, Lali também acumula excelentes resultados em campeonatos de poker ao vivo.

Sendo que, atualmente, a competidora brasileira segue disputando os principais eventos dos calendários internacional e nacional da modalidade, incluindo o Brazilian Series of Poker (BSOP) — o Campeonato Brasileiro de Poker.

Considerado o maior circuito de poker ao vivo da América Latina, o BSOP é uma série de torneios que acontece desde 2006, percorrendo por várias localidades do Brasil e até mesmo no exterior, como na Argentina e no Uruguai.

Quanto ao xadrez, que foi muito importante para a construção técnica e psicológica de Lali como competidora de esporte da mente, acabou se tornando um dos hobbies preferidos da catarinense.

Curiosidade: os dois títulos mundiais conquistados por Lali foram transmitidos por ela, em seu próprio canal na Twitch

Além de ser uma competidora da mais alta prateleira, a catarinense soube aproveitar muito bem a ascensão do poker como um todo e o boom da internet no Brasil, para se colocar no rol das principais streamers de poker online do país.

Através de seu canal “Lali”, na plataforma da Twitch, a profissional conta com mais de 25 mil seguidores, que têm a oportunidade de acompanhar as transmissões ao vivo de Lali nos maiores torneios de poker online do mundo.

Seus maiores títulos no online, como a exemplo do bicampeonato mundial, foram exibidos em tempo real no canal da jogadora, e isso certamente contribuiu ainda mais para o sucesso de engajamento de Lali nas redes sociais e em plataformas de streaming como a própria Twitch.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas durante ação no Novo Oeste

Operação policial em frente ao Condomínio Andorinha resultou na localização de jovem com 15 porções de maconha.

4° Torneio Solidário arrecada brinquedos para crianças carentes em Três Lagoas

Competição reúne 16 equipes com o objetivo de doar presentes para o Dia das Crianças.

Clima quente e chuvas podem marcar primavera em Três Lagoas, segundo meteorologista

Temporada, que começa no domingo, 22, será de temperaturas elevadas, com máximas históricas, e pancadas de chuva irregulares, trazendo risco de enchentes e eventos climáticos extremos.