23.3 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro, 2024

Mato Grosso do Sul amplia público-alvo para vacinação com a hexavalente

Decisão visa aproveitar estoque de vacinas com validade próxima e inclui novas recomendações para bebês prematuros e filhos de mães vivendo com HIV/AIDS.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou a ampliação temporária do público-alvo para a imunização com a vacina hexavalente (Hexa-acelular). A medida, publicada no Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira (2), busca utilizar o estoque de vacinas do lote V3E101V, que vence em 30 de setembro de 2024.

A decisão segue orientações da 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de 2023, que recomenda a administração de três doses da vacina, com intervalos de 60 dias, para crianças entre 2 meses e 6 anos, 11 meses e 29 dias. O novo público-alvo inclui bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação, com peso inferior a 1.500 gramas, e filhos de mães com HIV/AIDS, expostos ou infectados.

A vacina hexavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, hepatite B e poliomielite, eliminando a necessidade de uma dose separada da vacina VIP (poliomielite inativada).

A Rede de Frio já distribuiu as doses para os 79 municípios do estado, e os municípios deverão manter o controle individual das crianças vacinadas para garantir o cumprimento do esquema vacinal. A medida entra em vigor imediatamente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo antecipa 13º do Mais Social e beneficia mais de 42 mil famílias em MS

Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37.973.700,00 para quem mais precisa.

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

Durante entrevista, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano.

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.