34.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

Termelétrica de Três Lagoas fica de fora de ativação emergencial aprovada pelo Governo Federal

No estado, também a usina de Campo Grande não será ativada neste primeiro momento, apesar da crise hídrica que afeta o Brasil.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) do Governo Federal aprovou nesta terça-feira, 03, a ampliação da contratação de usinas termelétricas a gás natural no Brasil. No entanto, as unidades de Mato Grosso do Sul, localizadas em Três Lagoas e Campo Grande, não serão ativadas de imediato.

As termelétricas de Mato Grosso do Sul, caso estivessem em operação, seriam abastecidas pela MS Gás. Para que funcionassem a pleno vapor, a empresa estima que seriam necessários 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, sendo 1,8 milhões de m³ para a usina de Três Lagoas e 1,2 milhões de m³ para a de Campo Grande. No entanto, o custo exato da compra de gás é variável, dependendo da demanda no momento.

De acordo com o Relatório da Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), as termelétricas representam 6,5% da capacidade total de geração de energia no Estado.

A ativação dessas usinas é uma medida emergencial, utilizada quando a crise hídrica, causada pela seca dos rios, compromete o funcionamento das hidrelétricas e o abastecimento de energia, como já ocorreu em Rondônia. A hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, teve suas atividades paralisadas devido ao baixo nível de água, resultando em apagões por todo o estado desde a segunda quinzena do mês passado.

No dia 30 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para setembro, o que significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa bandeira não era acionada desde agosto de 2021. A Aneel prevê que os reservatórios hidrelétricos do Brasil fiquem com níveis 50% abaixo da média durante este período de seca.

Apesar de Mato Grosso do Sul estar entre os estados afetados pela seca severa, a medida emergencial de ativação das termelétricas ainda não será aplicada na região.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Escola de vôlei Adilson Machado (EVAM) conquista o título de campeã no voleibol feminino da copa SEJUVEL

A Escola de Vôlei Adilson Machado (EVAM) é a grande campeã do voleibol feminino na edição 2024 dos Jogos Abertos Três-Lagoenses (JATS) e na...

SMAS realiza formatura de crianças e adolescentes do projeto Patrulha Florestinha em parceria com a Polícia Militar Ambiental

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas,...

Disputa acirrada marca final da “Copa Terrão” neste domingo em Três Lagoas

Campeão levará prêmio de R$ 4 mil, onde evento reúne futebol e torcida apaixonada na Arena Osmar Dutra.